Geral

Maior de rede de atenção à pessoa com deficiência terá sede em Palmeira

17/08/2017
Maior de rede de atenção à pessoa com deficiência terá sede em Palmeira

IMG_7752 APAE

As questões sociais de Palmeira dos Índios vêm sendo tratadas com seriedade e com muito cuidado pelo governo Júlio Cezar. Diversos projetos e ações têm sido desenvolvidos e muitos outros já estão com datas previstas para serem implantados. Uma dessas grandes realizações é a inauguração da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Palmeira dos Índios. A prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde farão a entrega da “Casa Azul”, como tem sido carinhosamente chamada por todos os envolvidos, nesta sexta-feira, 18 de agosto, às 9h. A inauguração faz parte das comemorações festivas dos 128 anos de Emancipação Política da cidade.

O atendimento ao usuário da APAE consiste em fornecer um conjunto de atividades de estimulação sensório-psico-motor, executado por uma equipe multidisciplinar, que preza pela reeducação das funções cognitivas, motoras e sensoriais dos pacientes. Serão realizadas consultas médicas, atendimento individual e em grupo, atividades educativas para familiares e atendimento interdisciplinar em grupo.

A Casa Azul assistirá cerca de 120 pessoas nas áreas de reabilitação física e intelectual. Os programas irão atender pessoas portadoras do autismo, pessoas com dificuldades de habilidades cognitivas, com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor ou situações de alto risco, como também fisioterapia em traumato-ortopedia. A Casa Azul terá uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, médico e psicopedagogo.

A palmeirense Edvânia da Silva Batista soube da vinda da APAE para Palmeira dos Índios, falou das experiências com o filho Luan e as expectativas da chegada da Casa Azul no município. Luan, que tem 12 anos, foi diagnosticado com autismo grau 1, e desde pequeno recebe acompanhamento médico. “Eu sempre vou a Maceió para levar meu filho. É uma luta muito grande porque tem que marcar transporte e, às vezes, o dinheiro não dá para tudo, para um lanche e além de tudo é muito desgastante. Sair de madrugada com seu filho para viajar é um transtorno imenso, mas com a vinda da APAE para Palmeira espero que as coisas melhorem muito mais. Ser atendido aqui será mais cômodo tanto para mim como para o Luan”, disse dona Edvânia.

A presidente da APAE em Palmeira Rouse Rocha, falou sobre as expectativas quanto à chegada da Associação em Palmeira. “Antes, essas pessoas se deslocavam para Maceió ou Arapiraca, mas agora terão o mesmo atendimento aqui em Palmeira. Nossa missão é atender à população com ótimos profissionais buscando a reabilitação da pessoa com deficiência, promovendo seu bem estar, desenvolvendo e melhorando sua qualidade de vida, além de ações de conscientização da população”, ressaltou Rouse.

Para o prefeito Júlio Cezar, acolher as pessoas portadoras de necessidades especiais, além de ser um dever de todo governo é, sobretudo, um olhar mais humano para aqueles que tanto precisam de atenção para as reais condições em que vivem. “Sempre falo que o nosso governo tem a preocupação de cuidar, em primeiro lugar, das pessoas. Não é justo que os nossos pacientes saiam daqui e precisem se deslocar para longe em busca de atendimento especializado, de acordo com cada necessidade. Agora, com a Casa Azul, nosso paciente ficará aqui e terá atendimento personalizado, humanitário e receberá muito carinho de cada profissional. Disso não abriremos mão”, declarou o prefeito.

O prédio onde irá funcionar a APAE possui uma estrutura com oito salas de atendimentos, além da administração, recepção, área de convívio para os pacientes, banheiros e cozinha. A Casa Azul fica na Rua Antônio Capitulino, n°100, no Centro de Palmeira dos Índios.