Política

Maia articula a adoção do voto distritão para 2022

30/08/2017
Maia articula a adoção do voto distritão para 2022

O atual presidente interino da República, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, nesta terça-feira (29), que articula a adoção do voto distrital misto para eleições em 2022. Maia se reuniu nesta manhã com líderes partidários para apoiar também o fim da cláusula de desempenho e o das coligações proporcionais. O voto distrital misto dá aos eleitores dois votos: um para candidatos no distrito e outro para os partidos.

Rodrigo Maia, que assumiu a presidência do Brasil devido a viagem de Michel Temer (PMDB) à China, concedeu entrevista exclusiva ao jornalista José Luiz Datena na Rádio Bandeirantes. O chefe de Estado em exercício disse ainda que avalia que o modelo de voto distrital misto seria o ideal para as próximas eleições, mas reconhece que não conseguiria a aprovação na Câmara hoje.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve enviar à Câmara uma nova denúncia contra Michel Temer com base nas delações da JBS. Para Maia, o ideal seria que o processo só fosse encaminhado quando o presidente estivesse de volta ao Brasil.

Rodrigo Maia revelou também que Temer deve sancionar em breve o projeto de lei que cria linha de crédito com juros mais baixos para as Santas Casas. O texto prevê limite de crédito de R$ 2 bilhões por ano para entidades filantrópicas e sem fins lucrativos.

Atualmente, a instituição deve aos bancos cerca de R$ 150 milhões, com taxas de juros de 16% a 25% ao ano. Com a mudança, as tarifas seriam de 0,5% ao ano, prazo mínimo de carência de dois anos e 180 meses para quitar o empréstimo.