Cidades

Júlio Cezar entrega Comendas Graciliano Ramos e Ordem dos Xucurus, em Palmeira

20/08/2017
Júlio Cezar entrega Comendas Graciliano Ramos e Ordem dos Xucurus, em Palmeira
Evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Palmeira e foi prestigiado por familiares dos homenageados e outras autoridades locais

Evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Palmeira e foi prestigiado por familiares dos homenageados e outras autoridades locais

O prefeito Júlio Cezar, acompanhado da primeira-dama Alexandra Ludugero, vereadores e secretários municipais, entregou ontem (19) as Comendas Graciliano Ramos e Ordem dos Xucurus, que foram dedicadas a importantes personalidades de Palmeira dos Índios. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Palmeira e foi prestigiado por familiares dos homenageados e outras autoridades locais.

A escritora, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Educação Básica de Alagoas Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza, que recebeu a honraria Ordem dos Xucurus, falou em nome de todos os agraciados com as Comendas. “Já recebi outras premiações, mas ser homenageada no nosso chão, na nossa terra, tem um sabor diferente. Ser reconhecida pela minha trajetória é bom, mas se não tivermos dentro de nós a pureza e Deus em nossos corações e, fazermos o bem sem olhar a quem, sem querer recompensas, de nada adianta. Não viemos aqui sem um plano pronto do nosso criador. Façam o bem, pois Deus nos dá a recompensa e isso não é utopia. O que Deus me deu de retorno, ao longo desses anos, já é suficiente”, destacou.

A vereadora Adelaide França ressaltou a importância das Comendas para a história de Palmeira dos Índios. “Para mim é uma noite especial. Quando o Júlio Cezar me procurou falando que queria homenagear algumas pessoas da nossa cidade, falei com os nossos colegas da Câmara, que de pronto aceitaram o pedido e outorgaram a Comenda Ordem dos Xucurus. Fico emocionada em ver tanta gente que prestou e presta serviços e que é motivo de orgulho para a nossa cidade”, disse a vereadora.

Prefeito Júlio Cezar reforçou que a noite foi dedicada a celebrar todos os agraciados com as Comendas, que tanto fizeram para o engrandecimento da cidade

Prefeito Júlio Cezar reforçou que a noite foi dedicada a celebrar todos os agraciados com as Comendas, que tanto fizeram para o engrandecimento da cidade

O prefeito Júlio Cezar reforçou que a noite foi dedicada a celebrar todos os agraciados com as Comendas, que tanto fizeram para o engrandecimento da cidade. Ele citou os homenageados e destacou a importância de cada um deles para a sociedade palmeirense. “Quero destacar a importância de cada um dos homenageados, pelos relevantes serviços prestados à população. Cada homenagem tem sempre um gosto especial e cada um aqui tem seu papel importante nesses cento e vinte oito anos de história do nosso município. É pela força do povo que uma cidade se reergue. Esta cidade ainda vai muito longe e cada um de vocês já deu uma parcela enorme de contribuição para que isso aconteça”, completou o prefeito.

Comenda Graciliano Ramos
Na área de Educação, a Comenda Graciliano Ramos foi entregue às professoras Damares Teixeira Novaes (diretora do Cesmac-Palmeira) e Ana Quitéria Menezes de Oliveira Silva (diretora do Ifal-Palmeira). Na categoria Saúde, foi agraciada a oftalmologista Maria José Cardoso Ferro. Na categoria Empreendedorismo, receberam a honra o fazendeiro Joventino Ferreira da Silva, o gerente da FlorabrasGuarafrut Ricardo Barbosa da Silva, o farmacêutico José Barbosa de Lima e o empresário Josivan Antônio dos Prazeres. Na categoria Social, foi agraciada com a Comenda Graciliano Ramos a professora e idealizadora da Fundanor Maria de Lurdes Monteiro.

Comenda Ordem dos Xucurus
Receberam a Comenda Ordem dos Xucurus o servidor público municipal aposentado Antônio Simão da Silva; a escritora, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Educação Básica de Alagoas Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza; o indígena Nicácio Ferreira da Silva, autor do projeto “Doações de Mudas Frutíferas e Reflorestamento” e participante do Projeto de Recuperação das Nascentes; o indígena Maynamy José Santana da Silva. Ele atua como palestrante e defensor da temática dos Povos Indígenas, além de ser Apoiador Técnico do Ministério da Saúde, onde executa serviços ao Distrito Especial de Saúde Indígena de Alagoas e Sergipe.

Receberam ainda a Comenda Ordem dos Xucurus a jogadora da Seleção Brasileira de Handebol de Areia (BeachHandball) Jéssica Milena Alves Ferreira de Barros; o ex-jogador Marcos Adriano Gonçalves Barros. Ele jogou em times como São Paulo, Flamengo, Santos, Atlético – PR e Bahia; o agricultor e líder da Associação comunitária de Tabacaria Amaro Félix Filho; o escritor, advogado e jornalista Ivan Bezerra de Barros; a presidente da Cooperboni Maria Lúcia Costa; o produtor rural Edson Soares da Silva; a empresária Marta Araújo Sampaio Padilha e a comerciante Grináuria Martins Machado.