Cidades

Juceal Express facilita abertura de empresas no Sertão alagoano

09/08/2017
Juceal Express facilita abertura de empresas no Sertão alagoano
Foram implantadas unidades em Delmiro Gouveia, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e São José da Tapera. Ascom/Juceal

Foram implantadas unidades em Delmiro Gouveia, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e São José da Tapera. Ascom/Juceal

Para aproximar-se do empresariado no interior alagoano, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) tem implantado, desde 2015, unidades do serviço Juceal Express no Sertão alagoano. Os pontos descentralizados visam facilitar a vida dos cidadãos que buscam os serviços, sem que seja necessária a locomoção até a sede do ógão, em Maceió.

Por ser a região de maior distância em relação à capital alagoana, os profissionais do Sertão alagoano encontram mais dificuldades para dar entrada aos processos empresariais. Na intenção de mudar essa realidade, foram implantadas unidades em Delmiro Gouveia, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

Com o slogan A Junta Comercial mais perto de você, o Juceal Express tem como principal função estabelecer pontos físicos para a protocolização dos processos empresariais. Nas unidades, também é disponibilizado o acesso às informações relativas às funcionalidades do Portal Facilita Alagoas, interface responsável pelos processos de abertura, baixa e alteração de negócios do estado, de forma simples e rápida. Com esses serviços, os pontos descentralizados situados no Sertão beneficiam 6.348 empresas ativas nas cinco cidades.

O presidente da Juceal, Carlos Araújo, afirma que a aproximação com os clientes do Sertão alagoano é muito pertinente e só vem para ajudar a todos. “As unidades do Juceal Express estão dando muito certo e servindo de grande ajuda para os empresários, que podem realizar os processos com a mesma segurança jurídica que existe na capital. Além disso, o tempo em que o cidadão levaria para se deslocar até a sede, em Maceió, é normalmente o tempo em que o seu processo leva para ser analisado e deferido”, completa.

O local de cada unidade do Juceal Express estabelece entrada para a documentação, onde o protocolo do processo e a digitalização dos arquivos são realizadas. Em seguida, o processo tramita on-line para os analistas, na sede da órgão alagoano de registro. Após ser deferida, a documentação chancelada é disponibilizada na íntegra para o cliente no Portal Facilita Alagoas.

“O Juceal Express só vêm para facilitar a vida do empresário e, também, dos escritórios de contabilidade. Foi uma excelente ideia, magnífico, tanto na rapidez de constituição como de alteração e baixa”, afirma José Erivaldo, contador da cidade de Delmiro Gouveia.

Erivaldo também explana de que formas estes pontos instalados no Sertão podem favorecer os clientes: “Nesta região de Delmiro Gouveia, que fica muito distante de Maceió, percebemos a diferença do custo financeiro necessário tanto para a locomoção, bem como para a alimentação. Tudo isso melhorou bastante.”

A abertura do Juceal Express se dá graças à parceria feita pela Junta Comercial de Alagoas com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e as prefeituras de cada município alagoano, contando com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).

Além de estar presente no Sertão, também é possível encontrar, em mais de 20 cidades, pontos do Juceal Express nas regiões da Zona da Mata, Metropolitana, Norte e Sul de Alagoas.