Geral

IEL/AL seleciona projetos para etapa nacional do Inova Talentos

16/08/2017
IEL/AL seleciona projetos para etapa nacional do Inova Talentos

norvinco

Os projetos de Alagoas que concorrerão à premiação nacional do Inova Talentos já foram selecionados. Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa contribui para manter a indústria competitiva, diversificada e inovadora, ao ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor.

A ideia do Inova é simples: selecionar, capacitar e inserir, no mercado, profissionais para exercerem atividades de inovação. Tudo coordenado pelo IEL, em parceria com as empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa. “O programa estimula a criação de projetos inovadores nas empresas e capacita os talentos”, destaca Eliana Sá, coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do Sistema Fiea, que está à frente do Inova Talentos no Estado.

A seleção ocorreu na última sexta-feira, 11, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, com a presença dos bolsistas, tutores, representantes do IEL e das empresas que concorreram à premiação. Foram dois projetos selecionados pela banca.

A pesquisa “Aplicação de agregados reciclados na fabricação de blocos vazados de concreto”, desenvolvida por Fábio Alencar Pereira, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a Almeida Construções ganhou na categoria Equipe Destaque.
Já na categoria Artigo Destaque, foi escolhido o projeto “Desenvolvimento de caixa térmica sustentável para transporte de produtos termossensíveis”, de Aline da Silva Sampaio, mestre em Engenharia Química pela Ufal e pós-graduanda no MBA em Liderança em Inovação na Faculdade da Indústria (IEL), para a Norvinco.

Esta ideia chegou a ser finalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela CNI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e coordenado pelo movimento Mobilização Empresarial da Inovação (MEI).

A banca avaliadora contou com nomes de peso: o ex-secretário de Tecnologia e Inovação, Pablo Viana; Maurício Cominotti, da agência Desenvolve; Josealdo Tonholo, professor da Ufal e representante do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); o jornalista Mauro Wedekin; o diretor científico da Fapeal, João Vicente; e o professor Gabriel Bádue, Presidente da Fundepes.

A equipe do IEL foi composta pelo superintendente em Alagoas, Helvio Braga Vilas Boas; a coordenadora do Inova Talentos, Eliana Sá; Camilla Reis, da Área de Mercado; e as bolsistas do programa, Maria Edvânia e Larissa Fernandes.