Geral

Governo vai construir 3.170 cisternas na zona rural do Estado

17/08/2017
Governo vai construir 3.170 cisternas na zona rural do Estado
Cada cisterna tem capacidade para 52 mil litros de água e o prazo de construção é de um mês(Foto: Ascom/Seagri)

Cada cisterna tem capacidade para 52 mil litros de água e o prazo de construção é de um mês(Foto: Ascom/Seagri)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vai construir 2.670 cisternas de tecnologia de primeira água em comunidades rurais e ainda 500 cisternas em escolas da rede pública.

Convênio nesse sentido foi assinado nesta quinta-feira (17), em Arapiraca, na sede da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Fecomar), pelo secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, Álvaro Vasconcelos, e as entidades que venceram a chamada pública para a execução do projeto.

Por meio de convênio entre os governos federal e de Alagoas, por meio da Seagri, serão investidos recursos do montante de R$ 15,7 milhões. Entre as entidades vencedoras estão Carpil, Ceapa, Instituto Terra Viva e Filhos do Mundo.

José Aparecido, morador da Vila Aparecida, em Arapiraca, que também foi contemplado, afirma que as cisternas têm sido mais um reforço no período de estiagem.

“Na falta de chuvas as cisternas têm ajudado as famílias para os trabalhos da casa e para o consumo humano”, explica Aparecido.

O secretário Álvaro Vasconcelos reconhece que, além de beneficiar as famílias, as cisternas também vão auxiliar, positivamente, com as tarefas do dia a dia nas escolas públicas da zona rural.

“As famílias beneficiadas passam a contar com um espaço adequado para o consumo e o armazenamento de água durante o ano todo”, assegura o gestor da Seagri.

Cada cisterna tem capacidade para 52 mil litros de água e o prazo de construção é de um mês. As entidades aproveitam os próprios moradores das comunidades na contratação dos serviços.