Cidades

Governo do Estado entrega 80 cadeiras de rodas em Santana do Ipanema

25/08/2017
Governo do Estado entrega 80 cadeiras de rodas em Santana do Ipanema
Renan Filho anunciou que vai potencializar o Programa Mais Inclusão, para levar cadeiras de rodas a quem precisa (Foto: Agência Alagoas)

Renan Filho anunciou que vai potencializar o Programa Mais Inclusão, para levar cadeiras de rodas a quem precisa (Foto: Agência Alagoas)

Otília Alves de Oliveira, 57, ingressou no Ginásio Poliesportivo Marcello Candia, em Santana do Ipanema, na tarde desta sexta-feira (25), sobre um skate. Aos dois anos de idade, ela foi acometida pela poliomielite e perdeu os movimentos das pernas. Otília foi uma das 80 pessoas que receberam cadeiras de rodas da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio do Banco de Doações de Órtese e Prótese.

Emocionada, dona Otília não conseguia falar, mas expressava agradecimento em lágrimas. Aos 57 anos de idade, nunca possuiu uma cadeira de rodas.

Os equipamentos foram entregues pelo governador Renan Filho e a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Cláudia Simões. Ele anunciou que vai potencializar o Programa Mais Inclusão, para levar cadeiras de rodas a quem precisa e colaborar com as instituições que cuidam das pessoas com deficiência em Alagoas.

“Todos os governos devem se preocupar com as grandes obras, com a geração de emprego, com o crescimento econômico; devem se preocupar em fazer hospitais, escolas, construir estradas, duplicar rodovias, melhorar a segurança pública, mas um governo de verdade não terá sucesso se não tiver um carinho especial com as pessoas”, declarou Renan Filho.

As cadeiras de rodas foram entregues a 80 pessoas portadoras de deficiência de oito municípios alagoanos: Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Água Branca, Maravilha, Olivença, Senador Rui Palmeira e Dois Riachos.

“Não estamos entregando aqui apenas cadeiras de rodas, mas dignidade e o direito de ir e vir com segurança e conforto”, declarou a secretária Cláudia Simões.

“Essas cadeiras são as nossas pernas”, confessou Paulo dos Santos, que representou a Associação da Pessoa com Deficiência Física do Município de Maravilha.

A solenidade fez parte da programação da 21ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Prestigiaram o evento os deputados federais Givaldo Carimbão e Rosinha da Adefal; o deputado estadual Isnaldinho Bulhões; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; o prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, dentre outras autoridades.

Convênio

Ainda durante a solenidade, foi assinado o convênio entre o Governo do Estado e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para cessão de um armazém que será utilizado pelo programa Venda Balcão, que comercializa milho subsidiado pelo Governo Federal.