quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Notícias

In:

Governo autoriza construção de 31 pequenas barragens no Sertão nesta sexta (25)

Por Redação com Agência Alagoas

Sistema - Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dá continuidade aos avanços na política de ampliação do acesso à água em Alagoas. Nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, o governador Renan Filho e secretário Alexandre Ayres assinam a ordem de serviço para construção de 31 pequenas barragens para o Sertão e entregam um sistema de dessalinização.

A solenidade acontece no povoado Serrote dos Bois, no município de Santana do Ipanema. Na oportunidade, o Governo de Alagoas autoriza o início das obras para construir barreiros em parceria com o Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. A obra está orçada em R$ 1.900.487,46, com contrapartida estadual no valor de R$ 166 mil.

Com os recursos que já estão em caixa, serão iniciadas as obras de 31 pequenas barragens na região do Semiárido alagoano. Posteriormente, quando o restante do valor tiver a liberação do Governo Federal, mais nove barreiros serão construídos.

A obra tem previsão de sete meses para entrega e os municípios contemplados são Santana do Ipanema, nas comunidades de Serra Aguda, Barra do Tigre e sítios Camará, Pedra Rica e Riachão; Senador Rui Palmeira em Alto do Couro, Pedra Miúda, Barro Branco, Riacho Queimado, Umbuzeiro Doce, Ilha Grande, Sítio Lajinha e Cinco Umbuzeiro; Major Isidoro nas localidades de Caldeirão, Cajá e Campinhos; em Cacimbinhas, nos sítios Manuino e Carrasco, Lagoa das Pedras e Aroeira Alta; na cidade de Dois Riachos, no povoado Água Branca e nos sítios Poço da Cobra, Riacho da Palha, Pedra d´Água, Lagoa da Urtiga, Impueiras e Garcia; e em Ouro Branco, nas comunidades Catingueira, Várzea do Marinho, Poço do Angico e Ninho da ema, Sítio Ligeiro e Pedra Vermelha.

A construção dos barreiros prevê o barramento de aproximadamente cinco metros de altura e armazenamento aproximado de oito mil metros cúbicos de água, com benefício extensivo a mais de 155 famílias de agricultores.

 Dessalinizador

Ainda em Santana do Ipanema, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos entrega um sistema de dessalinização também no Povoado Serrote dos Bois. A obra faz parte do convênio entre a Semarh e Ministério do Meio Ambiente (MMA) e vai beneficiar 200 pessoas com água própria ao consumo humano.

O Programa Água Doce está sendo executado em Alagoas e sua meta inicial é instalar 30 máquinas dessalinizadoras na região do Semiárido, realizar a manutenção e o monitoramento dos sistemas entregues às comunidades.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com