Geral

Governo anuncia 1º Festival Estadual de Bumba Meu Boi

11/08/2017
Governo anuncia 1º Festival Estadual de Bumba Meu Boi
Renan Filho recebeu quatro grupos de Boi no Palácio Floriano Peixoto. Marcio Ferreira

Renan Filho recebeu quatro grupos de Boi no Palácio Floriano Peixoto. Marcio Ferreira

Numa tarde repleta de cores e ritmos no Palácio República dos Palmares, o governador Renan Filho anunciou, nesta quinta-feira (10), a realização do 1º Festival Estadual de Bumba Meu Boi, que acontecerá no próximo mês, dentro da programação oficial do Bicentenário de Alagoas. Cinco grupos se apresentaram no pátio ao lado do Palácio Museu Floriano Peixoto (MUPA), sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Era o que estava faltando em nossa terra, porque o bumba meu boi é forte em todas as regiões do país”, afirmou o presidente da Liga de Bumba Meu Boi de Maceió, José Carlos dos Santos, o “Zé do Boi”.

“Por meio da Secult, chegamos até o governador e hoje estamos aqui, na Casa da Cultura, que é a casa de todos nós. A coisa deu certo e a gente foi abraçado pela equipe da Secretaria”, completou Zé do Boi, que presenteou o governador com uma miniatura do folguedo.

Renan Filho informou que o Festival será itinerante e deve reunir mais de 30 grupos. Para o governador, nada mais justo, nos 200 anos de Alagoas, celebrar a cultura, a música e a diversidade cultural do Estado.

“Hoje, abrimos as portas do Palácio República dos Palmares para receber os grupos de bumba meu boi de Alagoas. Vamos, em nosso Bicentenário, fazer um grande evento para levar a todos os cantos essa que é uma das principais manifestações culturais de nosso Estado. Estamos fazendo isso em outras frentes também, a exemplo do Carnaval, do São João, com o estímulo aos grupos de guerreiro, de coco de roda, aos forrozeiros e agora aos grupos de bumba meu boi”, declarou o governador.