Geral

Escolas estaduais participam de curso de desenvolvimento de líderes

16/08/2017
Escolas estaduais participam de curso de desenvolvimento de líderes

Cinco escolas da rede pública estadual participaram nessa terça-feira (15) do Curso de Desenvolvimento e Liderança nos Moldes da Universidade de Harvard. O evento, que ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), integrou as ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola, uma parceria entre a Esmal e as secretarias estadual e municipais de Educação que visa aproximar o Poder Judiciário dos estudantes da rede pública.

O curso tem carga horária de oito horas que foram divididas em dois momentos, sendo o primeiro momento realizado nesta terça (15) e o segundo no próximo dia 25 de agosto, também na Esmal. Participam do curso dez escolas estaduais e municipais que integram o programa, as quais foram representadas pelos seus gestores, pais, professores e presidentes dos grêmios estudantis.

O curso tem carga horária de oito horas que foram divididas em dois momentos, sendo o primeiro momento realizado nesta terça (15) e o segundo no próximo dia 25 de agosto. Valdir Rocha

O curso tem carga horária de oito horas que foram divididas em dois momentos, sendo o primeiro momento realizado nesta terça (15) e o segundo no próximo dia 25 de agosto. Valdir Rocha

“Para a composição do curso, são realizadas atividades pautadas no auto conhecimento. Esse é um modelo onde você precisa se conhecer melhor para entender o que é necessário para conviver em liderança, além de identificar ações que podemos melhorar enquanto líderes”, afirma a mediadora do curso, Moacyra Rocha.

Representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no evento, a técnica pedagógica Conceição Marques acredita que o curso propiciará bons resultados às escolas participantes. “Essa é uma ação que visa trabalhar a questão da cidadania com a comunidade escolar de forma geral, além de proporcionar uma melhor interação entre os diretores, professores e alunos. Estamos com uma média de 85 participantes e, com certeza, teremos bons resultados”, aposta Conceição.

Desenvolvendo líderes

A Escola Estadual de Ensino Integral Professor Eduardo da Mota Trigueiros, localizada no Conjunto Santo Eduardo, foi uma das participantes do curso. “A formação servirá como um instrumento facilitador para que a gente desenvolva melhor o nosso trabalho no ambiente escolar”, avalia o diretor Francisco Lima.

Gilberto Fernandes, estudante e presidente do grêmio estudantil da Mota Trigueiros, também aponta os benefícios da formação. “Tenho certeza de que o curso vai me ajudar muito no grêmio, além de trazer uma reflexão sobre como podemos melhorar na questão da liderança”, declara o estudante.

O programa

Durante o decorrer do ano letivo, o Programa Justiça e Cidadania na Escola promove palestras sobre diversos temas para os estudantes de escolas públicas. A culminância da ação é a elaboração de textos para o Concurso de Redação da Esmal, cuja premiação ocorre sempre no final do ano.

Este ano, dez unidades de ensino foram selecionadas para participar do Programa: Teotônio Vilela, Edmilson Pontes, Dom Otávio, Anaias de Lima e Mota Trigueiros pela rede estadual e Padre Pinho, Antídio Vieira, Kátia Pimentel Assunção, Haroldo da Costa, João Sampaio pela municipal.

Para 2017, a temática a ser trabalhada em sala de aula é “A Mediação de Conflitos para Uma Cultura de Paz” e, para isso, os gestores das escolas contempladas participam de curso que os capacita com práticas de mediação escolar e busca na solução de conflitos.