Artigos

Dia dos Pais

04/08/2017
Dia dos Pais

Sílvio Ferraz de Arruda, membro de Academia Piracicaba de Letras, publicou um livro sob o título “Frases Célebres Notáveis”. Dentre tantas frases lembradas e comentadas, vi uma que me inspirou para fazer algumas considerações sobre o Dia dos Pais. A frase foi esta: “Digam a meu pai que sempre honrei seu nome”.

Vejamos, então. Antônio Carlos de Mariz e Barros, filho de Joaquim José Inácio e Maria José de Mariz e Barros, sempre manifestou desejo de ingressar na Academia de Marinha. Diante de sua vocação, obteve incentivo de seu pai.

Ocorre que, na Guerra do Paraguai, uma granada inimiga explode, provocando várias vítimas. No meio dessas pessoas atingidas pela explosão estava Antônio Carlos Mariz de Barros. Uma de suas pernas ficou partida e se fez de imediato a amputação do membro ferido, sem anestesia.

No dia seguinte, sentiu que a vida estava terminando. Diante de colegas e amigos que o cercavam deixou este recado: “Digam a meu pai que eu sempre honrei seu nome”.
Tais palavras, na hora da morte, foram ditas com a maior sinceridade. Com efeito, a hora da morte não dá para nenhuma simulação. É indiscutivelmente a hora da verdade. Consequentemente vê-se quanto o filho era grato pelo amor que do pai recebera.

Tenhamos em mente que em mais de uma dezena de países, há o Dia dos Pais, com suas características próprias. Façamos algumas referências sobre o Dia dos Pais no Brasil. A primeira comemoração do Dia dos Pais ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, que era o dia de São Joaquim. Como se sabe, atualmente o dia de São Joaquim é celebrado no dia 26 de julho, no mesmo dia de Senhora Sant’ Ana, que são pais de Maria Santíssima, a mãe de Jesus. Atualmente o dia dos pais é, no Brasil, celebrado no segundo domingo de agosto.

Colhi algumas frases sobre os pais e as transmito aos filhos. Disse Juan Luís Vives: “Que riqueza não é, até entre os pobres, ser filho de um bom pai!” Aristóteles, por seu turno, assim se expressou: “De bons pais nascem bons filhos”. Eis o que proferiu G. Herbert: “Um pai governa cem filhos: cem filhos não governam um pai”. “Comporta-te com teus pais como pretendes que teus filhos se comportem contigo” (Palavras de G. Leopardi).

Os que manuseiam a Bíblia aprendem que há os dez mandamentos da Lei de Deus e o quarto mandamento é “Honrar pai e mãe!” Pode alguém perguntar se há motivo para comemorar o Dia dos Pais.

Claro que sim. É indispensável o filho mostrar gratidão a seu pai. O amor, o trabalho, o carinho que procedem do pai merecem manifestação por parte dos filhos.
O amor deve ser apresentado de modo especial, no Dia dos Pais. Na verdade há pais que se sacrificam para que seus filhos não sejam sacrificados. Alguém dá este conselho: “Você que é filho não se acanhe e comemore a data com grande alegria”.

Contudo se os pais procedem mal, se os pais dão péssimo exemplo, ainda que digam aos filhos: Façam o que digo, mas não façam o que faço, aí fica difícil para os filhos homenagear o pai que abandonou a esposa e filhos.
Porém o filho desprezado e maltratado pelo pai, se nada mais pode fazer, mas se tem fé em Deus peça a Ele que dê a conversão a seu pai.