Cidades

Convento Santa Maria dos Anjos é restaurado e entregue em Penedo, AL

04/08/2017
Convento Santa Maria dos Anjos é restaurado e entregue em Penedo, AL
Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

Após obras que perduraram por cinco anos, o Convento Santa Maria dos Anjos, no município de Penedo, interior de Alagoas, foi restaurado e entregue nesta quinta-feira (3). O prédio histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O convento foi um dos primeiros que a ordem franciscana da igreja católica fundou ao chegar no Brasil, no século XVII.

Entretanto, o prédio passou por muitas reformas que alteraram a estrutura original, e por isso nos últimos cinco anos, o Iphan vinha fazendo obras para restaurar a forma original, o que não foi um trabalho fácil.

Assim, foram gastos R$ 10 milhões nas obras e nenhum detalhe passou despercebido.
Em uma parede, por exemplo, eles quebraram o reboco para encontrar o desenho do primeiro azulejo colocado no convento – e então reproduziram o resto com a mesma riqueza de detalhes – com uma coloração que dá aparência de velha.
Uma das partes mais difíceis na restauração foram as obras de arte talhadas em pedra, como um lavabo, que tem vários detalhes esculpidos e que tiveram que ser reproduzidos na íntegra.

O frei franciscano, Gilton Rezende, diz que muita coisa precisava ser feita antes da inauguração. “Por exemplo, a iluminação. Ela não satisfaz a demanda de quem vai celebrar”, explica.
Iphan

O superintendente do Iphan, Mário Aloísio Barreto, alega que a obra foi feita exatamente como deveria. “O convento está em condição de ser entregue e foi feito de acordo com o contrato celebrado anteriormente. Se existe algum erro de construção, temos um contrato que obriga a construtora a consertar”, diz.