Brasil

Comandante da Cavalo Marinho admite problema na parte inferior e diz que lancha era reserva

30/08/2017
Comandante da Cavalo Marinho admite problema na parte inferior e diz que lancha era reserva

O comandante da lancha Cavalo Marinho I, Osvaldo Barreto, 52 anos, afirmou em entrevista à TV Bahia nesta segunda (28) que a embarcação envolvida no acidente na Baía de Todos os Santos, travessia Mar Grande – Salvador, na última quinta (24) com 19 mortos era reserva.

“Tive que pegar a Cavalo Marinho I porque a Nossa Senhora da Penha, a que saía nesse horário de 6h30, foi para lavagem do casco e manutenção”, contou.

Osvaldo afirmou ainda que a parte inferior da lancha tinha apenas uma escada. “A subida e descida é por ali mesmo, e as janelas são mais fechadas. Esse pessoal [que estava na parte do baixo], infelizmente…”, relatou emocionado. Moradores de Mar Grande criticaram os degraus da escada, que são bastante inclinados, dificultando a saída.

A Cavalo Marinho I é de 1973 e pertence à empresa CL Transportes. Ela tem capacidade para 160 passageiros e 4 tripulantes. No momento da tragédia, tinham 120 pessoas, sendo 116 passageiros e 4 tripulantes. A embarcação estava regular e com todas as vistorias em dia.

Sobre a suposta omissão de socorro, ele acredita que as outras duas embarcações que passaram no momento do acidente não viram a lancha virada devido a pouca visibilidade. Além disso, “a força da maré, levou a gente para longe da rota das outras embarcações”.

Osvaldo explicou também que quando saiu de Mar Grande o tempo estava viável, porém, logo depois, “quando a lancha estava na altura do banco de areia e não dava mais para voltar”, o tempo piorou. Foi quando ocorreu o acidente.

“Começou a molhar por cima de uma frecha da lona que já estava para baixo para não molhar os passageiros. Boa parte dos passageiros foi para o lado da embarcação, foi quando a onda bateu e o barco virou. Senti que ia virar e disse: ‘vai virar, vai virar Jorginho[outro tripulante]’. A lancha não virou totalmente, ela ficou assim, deitada. Foi tudo muito rápido”, disse o comandante.

Comandante da Cavalo Marinho admite problema na parte inferior e diz que lancha era reserva