Geral

Xilogravuras de Luiz Natividade serão exibidas na programação dos 200 anos de Alagoas

19/07/2017
Xilogravuras de Luiz Natividade serão exibidas na programação dos 200 anos de Alagoas
Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que teve reconhecimento do trabalho.  Thiago Sampaio

Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que teve reconhecimento do trabalho. Thiago Sampaio

Dono de uma das mais consistentes obras de xilogravura de Alagoas, o artista Luiz Natividade reúne mais de mil trabalhos recentes da arte ao longo dos seus 30 anos de dedicação à arte.

Parte deste acervo inspirado na cultura popular nordestina será exposto numa exposição incluída na programação dos 200 anos de Alagoas. Além da mostra, serão realizadas Oficinas para que a técnica seja repassada aos alagoanos simpatizantes da xilogravura. Os eventos serão realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Para mim é uma grande honra voltar a Alagoas este ano e fazer parte da programação do bicentenário do Estado. Será também uma excelente oportunidade de mostrar meu trabalho que é inspirado na nossa cultura ao nosso povo”, disse.

Trajetória

Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que se estabeleceu com sua família ainda criança. Lá também ficou conhecido e reconhecido por seu trabalho.

Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Belas Artes, em 1993, e atualmente faz mestrado em Arte e Educação na UFBA. Já realizou mais de 50 exposições.

O artista é idealizador do projeto “Natividade de Xilogravura”, que levou a arte milenar a vários estados do Brasil, ministrando cursos, oficinas e palestras de xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com literatura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Realiza oficinas de xilogravuras e exposições de poemas de cordel em diversos eventos culturais na Bahia e em outros estados.