Política

Três dos nove deputados federais por Alagoas já fecharam questão pelo impeachment do presidente Temer

05/07/2017
Três dos nove deputados federais por Alagoas já fecharam questão pelo impeachment do presidente Temer
Paulão denuncia manobra palaciana, para oferecer benesses aos deputados que compõem a CCJ (Foto: Santana Oxente)

Paulão denuncia manobra palaciana, para oferecer benesses aos deputados que compõem a CCJ (Foto: Santana Oxente)

O deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT/AL), falou da importância da manifestação e da pressão popular, para que a votação do processo de impeachment do presidente Michel Temer seja prorrogada para depois do recesso parlamentar, que se inicia no dia 17. “O grupo deles ligou o cronômetro político, já que quer votar o processo antes do recesso, para que ele saia da pauta quando os trabalhos retornarem. Nem mesmo o prazo de cinco sessões a que têm direito eles estão querendo cumprir”.

Paulão destacou outro episódio, que considera gravíssimo, que é o fato de o presidente estar recebendo um os deputados, principalmente os que compõem a Comissão de Constituição e Justiça. “Está havendo uma manobra diária palaciana, coordenada pelo próprio Temer, que vem fazendo reuniões cotidianas, recebendo a cada deputado, no sentido de oferecer benesses, cargos, emendas e sabe-se lá mais o que”, lamenta comentando que o próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está querendo dar celeridade ao processo.

“É um risco muito grave para a democracia e, por isso, destaco o papel fundamental da sociedade, no sentido de abordar seu parlamentar e comentar com ele sobre a gravidade da situação, da implantação das reformas trabalhistas e previdenciária, até porque as bases ainda estão divididas e essas reformas ainda não estão definidas”, argumenta. “É possível, sim, termos um processo de impedimento, e para isso, pretendemos contar com a pressão democrática e popular, pois a base, incluindo partidos como o PSDB, está muito dividida. Desta forma, contamos com o apoio irrestrito do PCdoB, Rede e PHS e outros que ainda estão por vir”, comemorou

Paulão lembra que, além dele, já estão assegurados, até agora, votos pelo impeachment dos deputados federais Givaldo Carimbão e Ronaldo Lessa. JHC também deverá fechar questão contra o presidente. “Até mesmo o senador Renan Calheiros, que era líder do PMDB há pouco tempo atrás, já firmou sua posição contra o governo do presidente. Então acho que ainda há muitos indecisos no contexto e que temos que ser perseverantes”, alegou.

O deputado – que é candidato à reeleição em 2018 – defende o voto aberto, para que cada parlamentar possa expor seus argumentos sobre os motivos da permanência ou não do presidente da República. “Quem achava que o PT era nocivo à sociedade brasileira, veja agora: um ano depois, são quase 15 milhões de desempregados, a economia se esfarelando e o presidente Temer, com a pior avaliação de todos na história, principalmente na nossa região Nordeste”, avalia.

Paulão destacou a singularidade desse processo, que considera o período mais grave da história do Brasil, o fato de Temer ser o primeiro presidente denunciado por um crime comum, de corrupção passiva.

“Estamos vivendo um momento muito tenso; espero que a sociedade compreenda e também contribua para este momento, fazendo a sua parte e tentando auxiliar no que for possível para adiarmos a votação desse processo”, avaliou.

ARAPIRACA – Paulão tem contestado a atuação do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em Arapiraca, essencialmente na área da educação. Os professores estão em greve há dois meses e já existe o risco de os alunos perderem o ano letivo. “A gestão Rogério Teófilo está totalmente perdida. Todos sabemos que ele não tem poder de administrar e que a cidade vem sendo tocada por dois secretários”, acusa. “Além disso, já existem secretários pedindo exoneração, por discordar da forma como Rogério vem se comportando”, adianta.

Desvio de finalidade – Paulão ainda denunciou que Teófilo desviou a destinação de R$ 800 mil que ele liberou, através de emenda, para que fossem investidos na zona rural do município, beneficiando projetos de cooperativas e associações de agricultores arapiraquenses. Detectando essa irregularidade, Paulão redistribuiu a emenda e a encaminhou para a Codevasf, para justamente cumprir o objetivo de atender associações e cooperativas da agricultura familiar na zona rural de Arapiraca.

HISTÓRICO – Funcionário de carreira da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Paulão iniciou sua trajetória atuando no movimento sindical. Foi vice-presidente da Associação dos Técnicos Industriais de Alagoas entre 1982 e 1983, presidente do Sindicato dos Urbanitários de Maceió entre 1987 e 1993, Secretário de Imprensa (1994-1995) e Presidente (1996-1997) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas.

Foi vereador por Maceió entre 1997 e 1998, quando se elegeu deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 2002 e 2006. Em 2010 candidatou-se a Deputado Federal, ficando na suplência. Assumiu o cargo em 2013, sendo reeleito em 2014.