Geral

Sesau e CES/AL realizam I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

06/07/2017
Sesau e CES/AL realizam I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres
Propostas debatidas vão nortear e assegurar o bom funcionamento dos serviços do SUS no Estado(Fotos: Olival Santos)

Propostas debatidas vão nortear e assegurar o bom funcionamento dos serviços do SUS no Estado(Fotos: Olival Santos)

Idealizada para discutir as políticas públicas que resultem no avanço da assistência à saúde das mulheres em Alagoas, foi iniciada nesta quarta-feira (5), a I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres.

A ação, que ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e prossegue nesta quinta-feira (6), é realizada pelo Conselho Estadual da Saúde de Alagoas (CES/AL), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A conferência envolve diversos segmentos da sociedade, como as índias, negras, albinas, deficientes, mulheres privadas de liberdade, quilombolas, ciganas, mulheres do campo e transgêneros.

Durante os dois dias, as mulheres debatem sobre a saúde, a relação do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, as relações trabalhistas, a vulnerabilidade deste segmento social e a sua participação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Soraya Amorim, as propostas debatidas durante a conferência irão nortear e assegurar o bom funcionamento dos serviços do SUS no Estado.

“Por serem maioria em nosso país, representando 53% da população, as mulheres são as maiores usuárias do SUS e têm a experiência necessária para dizer as reais necessidades da saúde em Alagoas”, afirmou.

Segundo Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde, essa é a primeira vez que é realizado um evento voltado para a saúde da mulher em Alagoas. Ação que mostra o comprometimento do Governo do Estado em ampliar os serviços para a população.

“Esse evento irá servir para a efetivação de políticas públicas, sempre levando em consideração as particularidades de cada mulher presente na conferência. Também tem o propósito de buscar alternativas para melhorar a saúde das mulheres alagoanas que utilizam os serviços do SUS”, afirmou o secretário do Estado da Saúde.

Políticas para as Mulheres

O titular da Saúde estadual ainda lembrou da construção do Hospital da Mulher. “Essa unidade é um marco na saúde do Estado, com serviços exclusivos para as alagoanas, sendo referência nos partos de risco habitual, consultas e exames ginecológicos para as usuárias do SUS”, finalizou Christian Teixeira.

A Conferência terá continuidade neta quinta-feira (6), com a elaboração das propostas dos grupos de trabalho, que serão levadas para a II Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em Brasília, no dia 17 de agosto. As discussões da Conferência Estadual podem ser acompanhadas pelo link https://www.youtube.com/watch?v=u3bzP_NonLg&feature=youtu.be.