Geral

Semarh traz nova edição de cartilha sobre risco de enchentes

21/07/2017
Semarh traz nova edição de cartilha sobre risco de enchentes
Publicação traz explicações sobre previsão do tempo, níveis dos rios, riscos de alagamento, inundações e enchentes(Fotos: Ascom/Semarh)

Publicação traz explicações sobre previsão do tempo, níveis dos rios, riscos de alagamento, inundações e enchentes(Fotos: Ascom/Semarh)

Entre o final do mês de maio e o início de junho, municípios do Litoral, Região Metropolitana e Zona da Mata alagoana sofreram com as chuvas que caíram no Estado, causando uma série de transtornos e inundações em cidades localizadas próximos a rios e lagoas.

Com o intuito de entender como ocorrem algumas situações naturais e os problemas que elas podem ocasionar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Alerta, disponibiliza a cartilha ‘O que fazer em caso de enchentes?’.

A publicação é direta, educativa e conta com explicações sobre previsão do tempo, níveis dos rios, monitoramento, bacia hidrográficas, além de tratar sobre os riscos de alagamento, inundações e enchentes.

A cartilha já foi apresentada na Escola Municipal Elza Soares, no município de Quebrangulo, no final do mês de junho. De acordo com o meteorologista da Semarh, Vinícius Nunes Pinho, esta é a segunda edição do material, que também concentra informações para impedir a disseminação de boatos.

“Boatos contribuem apenas para espalhar notícias inverídicas à população e atrapalhar todo o trabalho de prevenção e atuação que vem sendo feito pelo Governo de Alagoas.

Nesta nova cartilha mostramos todo o trabalho junto à Defesa Civil do Estado e Agência Nacional de Águas [ANA], porém estamos focados em mostrar como é realizado esse trabalho de prevenção com as instituições e municípios”, ressalta o meteorologista.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, quando o Governo torna disponível um material educativo sobre condições climáticas e enchentes propõe uma maior reflexão junto à sociedade.

“Graças ao empenho da Sala de Alerta, a população conseguiu ter acesso a dados sobre os níveis dos rios durante o período em que as chuvas caíram fortemente em algumas regiões de Alagoas. Esse trabalho pode ser entendido nesta cartilha, que traz informações relevantes sobre procedimentos que devem ser tomados em casos de enchentes”, destaca o titular da Semarh.

A cartilha ‘O que fazer em caso de enchente?’ tem o objetivo de chegar a diversos públicos em Alagoas, sendo distribuída em eventos com participação da Semarh, bem como em ações do projeto Sala de Alerta nas Escolas.

Ao folhear a publicação é possível encontrar telefones úteis da Semarh, Defesa Civil Estadual, Sala de Alerta e Defesa Civil de Maceió.

Prevenção

Além de ser a responsável em editar a cartilha que será entregue em ações governamentais, a Sala de Alerta da Semarh é considerada pela Agência Nacional de Águas (ANA) como referência nacional no monitoramento hidrometeorológico e é o órgão responsável pela emissão de avisos e alertas hidrológicos e meteorológicos do Estado de Alagoas.

Durante o período crítico de chuvas em Alagoas, os meteorologistas e técnicos da Sala de Alerta desenvolveram uma série de ações para atualizar a Defesa Civil Estadual e o Gabinete do Governador acerca do monitoramento dos níveis dos rios e lagoas.

Diariamente, os avisos eram emitidos para que as equipes da Defesa Civil tomassem as providências e alertassem as famílias tanto sobre o volume de chuva previsto quanto das possibilidades de enchentes ou cheias.