Geral

Seduc divulga pré-selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro 2017

06/07/2017
Seduc divulga pré-selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro 2017
Programa proporciona que estudantes de 16 a 22 anos, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, vivenciem a experiência de um parlamentar. Agência Câmara e José Demétrio

Programa proporciona que estudantes de 16 a 22 anos, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, vivenciem a experiência de um parlamentar. Agência Câmara e José Demétrio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou esta semana os quatro estudantes e seus respectivos projetos de lei que concorrem para representar Alagoas na edição 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Uma iniciativa da Câmara dos Deputados, o programa proporciona que estudantes de 16 a 22 anos, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, vivenciem a experiência de um parlamentar durante a estadia de uma semana em Brasília.

Dos quatro projetos de lei pré-selecionados, três são de estudantes da rede pública estadual: Carlos Eduardo Silva dos Santos, da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, de São Miguel dos Campos (2ª Gerência Regional de Educação – Gere); Rafael Correia de Farias e Vanderson Ferreira Lima, ambos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, da 5ª Gere. Completam a lista Emerson Jonas Ferreira Fonseca, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, pela 3ª Gere.

Os estudantes pré-selecionados serão convocados por e-mail para fazer sua inscrição no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 14 de agosto, no portal www.camara.leg.br/pjb e na fan page do PJB no Facebook www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.
A coordenadora estadual do programa, Graça Souto Souza, destaca o nível dos projetos desenvolvidos pelos estudantes alagoanos. “Todos os projetos inscritos foram muito bons e os pré-selecionados foram priorizados por atenderem rigorosamente aos critérios, nível de argumentação e abrangência da proposta”, declara Graça.

Durante a sua estadia em Brasília, os 78 selecionados, os quais representarão todos os estados brasileiros, tomarão posse e atuarão como deputados jovens, tendo a oportunidade de desenvolverem habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões.

Ano passado, a estudante Carla Souza dos Anjos, da Escola Estadual Padre Aurélio Gois, de Junqueiro, representou Alagoas no Parlamento Jovem Brasileiro.