Política

Rodrigo Maia acredita que Temer conspirou

18/07/2017
Rodrigo Maia acredita que Temer conspirou
Temer tenta angariar parlamentares do PSB e evitar que eles reforcem o grupo de Maia, seu sucessor natural (Foto: Divulgação)

Temer tenta angariar parlamentares do PSB e evitar que eles reforcem o grupo de Maia, seu sucessor natural (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi questionado se “fará com Michel Temer o que o Temer fez com Dilma”, durante entrevista ao canal Globonews, na noite desta segunda-feira, 17.

O deputado do DEM então respondeu contando uma história: “Minha mãe me passou uma mensagem de Whatsapp perguntando: ‘Rodrigo, você está conspirando’, Peguei esta mensagem e mostrei ao próprio Temer…”.

Na prática, Maia disse que Temer conspirou.

Nesta terça-feira, Michel Temer e Rodrigo Maia participaram de reuniões separadas na manhã, onde tentaram atrair para seus partidos um grupo de deputados insatisfeitos do PSB. Esses parlamentares – cerca de 10 – segundo a líder da sigla na Câmara, Tereza Cristina (MS), apoiam as reformas propostas pelo governo. A postura deles gerou tensão dentro do partido, que faz oposição ao Planalto. Segundo a deputada, há conversas em curso sobre a ida para outras legendas.

Temer participou de um café da manhã na casa de Tereza Cristina para evitar a migração para o DEM, que fortaleceria o grupo político de Maia. O presidente da Câmara é o primeiro na linha sucessória e assumiria a Presidência da República provisoriamente em caso de afastamento de Temer. Oficialmente, os dois são aliados.

Após o café da manhã, Tereza Cristina disse que a conversa com Temer foi “comprida e tranquila”. Ela relatou ainda que houve um oferecimento para o grupo ir para o PMDB.

“Ele [Temer] sabe da intenção desse grupo, mas não é uma debandada. Nós ainda estamos tentando conversar com o partido, mas existe uma possibilidade [de saída], sim. Nós estamos conversando com o DEM, conversando com o presidente Rodrigo Maia, e também aventou-se aqui a possibilidade de irmos para o PMDB. Houve essa conversa também. Um oferecimento para o grupo”, disse a deputada.

Além de Tereza Cristina e Temer, participaram do café da manhã o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e os deputados Danilo Forte (PSB-CE) e Fábio Garcia (PSB-MT).

Deputada Tereza Cristina fala sobre reunião com Temer

Reunião com Maia

Poucos minutos depois da reunião na casa de Tereza Cristina, parlamentares do grupo de insatisfeitos do PSB foram à residência oficial de Rodrigo Maia. No encontro, foram convidados para migrar para o DEM, informou o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM). “Eu espero que, dentro do que a gente vem conversando, parte desses deputados possa vir para o nosso partido”, ressaltou o deputado.

Um dos deputados insatisfeitos do PSB, Danilo Forte (PSB-CE), disse após o encontro que foi procurado por 12 partidos.

O deputado disse que o momento é importante para “aglutinar forças”, mas não deixou claro se os parlamentares devem migar para uma sigla que já existe ou um novo partido.

“Eu espero que nos próximos 60 dias esse debate ganhe vida e que a gente possa, já em meados de agosto, ter um aglomerado de vários deputados, de vários partidos, com esse sentimento”, disse.