Geral

Região Norte terá unidade descentralizada da Farmácia do Estado

26/07/2017
Região Norte terá unidade descentralizada da Farmácia do Estado
Além de Porto Calvo, unidade beneficiará usuários do SUS em Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres(Fotos: Carla Cleto)

Além de Porto Calvo, unidade beneficiará usuários do SUS em Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres(Fotos: Carla Cleto)

A região Norte do Estado será contemplada com uma unidade descentralizada do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). O serviço, que será implantado em Porto Calvo, vai beneficiar também os usuários dos medicamentos de alto custo que residem em Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

O projeto foi aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no bairro Prado, em Maceió. Na próxima semana, técnicos do Ceaf irão até Porto Calvo para verificar a estrutura física do prédio que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, segundo informou a assessora técnica do Ceaf, Sybelle Lima.

“Com esta ação iremos beneficiar os usuários do SUS da Região Norte cadastrados no Ceaf e que utilizam medicamentos de alto custo. Dessa forma, eles não terão mais que se deslocar até Maceió, mensalmente, para pegar suas medicações”, salientou a assessora técnica do Ceaf.

Além da sede em Maceió, o Ceaf possui unidades descentralizadas em Palmeira dos Índios, Arapiraca, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. As unidades atendem os usuários cadastrados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A diretora financeira do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Morgana Oliveira, salientou a proposta de implantar uma unidade do Ceaf na Região Norte como mais uma ação importante da atual gestão da Sesau. “Esta ação irá assegurar a concretização de mais um anseio dos moradores que residem nos nove municípios que integram a II Região de Saúde”, afirmou.

A CIB

Conforme a legislação o Sistema Único de Saúde (SUS), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um espaço estadual de articulação e pactuação política. Ele tem o objetivo de orientar, regulamentar e avaliar os aspectos operacionais do processo de descentralização das ações de saúde e o funcionamento dos serviços integrados em Redes de Atenção à Saúde.

Ainda durante a reunião ordinária da Comissão, foi discutida a homologação das Resoluções CIR, que aprovou o Plano Estadual de Humanização da Saúde do Estado de Alagoas para o quadriênio 2016-2019.

Também foi aprovado o credenciamento e habilitação de quatro equipes de agentes comunitários de saúde para o município de Major Izidoro e a ampliação de três equipes de Programa Saúde da Família (PSF) e três equipes de Saúde Bucal para os municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Coqueiro Seco e Matriz do Camaragibe.