Cidades

Reeducandos iniciam processo de revitalização da Grota do Canaã

11/07/2017
Reeducandos iniciam processo de revitalização da Grota do Canaã
Moradores da Grota do Canaã, no Ouro Preto, serão beneficiados com o trabalho de revitalização dos espaços, com a participação de 15 reeducandos(Fotos: Jorge Santos)

Moradores da Grota do Canaã, no Ouro Preto, serão beneficiados com o trabalho de revitalização dos espaços, com a participação de 15 reeducandos(Fotos: Jorge Santos)

Uma Nova História, esse é o projeto que vem mudando não só a vida dos reeducandos, mas, também, de comunidades na capital alagoana. Nesta terça-feira (11), os moradores da Grota do Canaã, no bairro Ouro Preto, serão beneficiados com o trabalho de revitalização dos espaços urbanos coordenado pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Ao todo, 15 reeducandos, sob a coordenação dos agentes penitenciários da Seris, farão a revitalização do acesso à grota, com serviços de capinagem, pintura do meio fio e limpeza da praça.

De acordo com a gerente de Reintegração Social da Seris, Shirley Araújo, após o trabalho de revitalização haverá a implantação de uma horta periurbana no Canaã, onde os moradores irão cultivar e colher alimentos saudáveis.

“Buscamos mostrar para a sociedade que as pessoas realmente podem mudar de vida e reescrever uma nova história. Já implantamos uma horta periurbana na Grota do Pau D’Arco, agora iremos viabilizar um espaço na Grota do Canaã, beneficiando mais pessoas. Nosso propósito é fomentar a política do Governo e gerar oportunidades para que as pessoas cresçam na vida com dignidade”, afirma a gerente de Reintegração Social.

Uma Nova História

As atividades de preservação e manutenção dos espaços públicos por meio do projeto Uma Nova História foram iniciadas em 2016. Instituições como a Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente, Hospital Portugal Ramalho, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura já foram beneficiadas com os serviços prestados pelos apenados.

Shirley Araújo explica que o nome do projeto é em decorrente das ações que são desenvolvidas. “O trabalho de recuperação é o início de uma nova história, tanto pelo prédio que está sendo restaurado, quanto pelo caráter inclusivo para o reeducando. Ele tem no trabalho um meio de reescrever uma trajetória de vida diferente”, finaliza a gestora.