Cidades

Programa Primeira Infância de Alagoas será expandido para cinco municípios

12/07/2017
Programa Primeira Infância de Alagoas será expandido para cinco municípios
Alagoas tem 386 mil crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos) e quase 60% delas vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza(Fotos: Thiago Sampaio)

Alagoas tem 386 mil crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos) e quase 60% delas vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza(Fotos: Thiago Sampaio)

Um encontro nesta terça-feira (11), no Palácio República dos Palmares, reuniu o governador Renan Filho, a primeira-dama Renata Calheiros e os prefeitos dos cinco municípios que se unem a Murici na execução da nova fase do projeto-piloto do Programa Primeira Infância.

Os secretários de Estado da Saúde, Christian Teixeira; da Educação, Luciano Barbosa; e da Assistência Social, Fernando Pereira, também participaram do encontro, apresentando as ações que serão desenvolvidas nessas áreas, com foco em gestantes e nas crianças de 0 a 6 anos.

A Secretaria de Saúde fixou cinco áreas de atuação no âmbito da primeira infância: atenção ao pré-natal, criação de um software de monitoramento de gestantes e crianças, aumento de partos humanizados, triagem neonatal e nutrição.

A Secretaria de Assistência Social definiu um incremento no programa de distribuição de cestas básicas e nutricionais, orientação dos profissionais de saúde no controle de gestantes e crianças com deficiência e capacitação de supervisores e visitadores dos municípios.

Já a Secretaria de Educação se comprometeu em dar apoio para a conclusão de creches e apoio pedagógico na formação de pessoas.

De acordo com um levantamento feito pelo comitê gestor do programa, Alagoas tem 386 mil crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos) e quase 60% delas vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, a taxa de mortalidade infantil no Estado é de 14,3%. Por isso, a primeira-dama reforçou a necessidade de uma política pública específica para a reversão desses números.

“Algumas ações complementares, como as intervenções nas grotas, a doação de enxovais confeccionados por reeducandos e a construção da Casa do Coraçãozinho e do Hospital da Mulher já demonstram um avanço para a elaboração dessa política. Com esse encontro, queremos fazer uma aproximação entre Estado e municípios e nos colocar à disposição para prestar toda a assessoria técnica necessária para a implantação do programa”, afirmou a Renata Calheiros, coordenadora do Comitê da Primeira Infância.

O governador Renan Filho encerrou o encontro destacando a importância do empenho dos gestores envolvidos para que Alagoas avance nas ações voltadas à primeira infância. “Temos que definir ações práticas em todas as áreas para que a implantação do programa seja eficaz em Alagoas”, finalizou.

O projeto-piloto do Programa Primeira Infância foi lançado em julho de 2016, em Murici, e prevê o cuidado integral para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, fase considerada a mais importante do desenvolvimento humano. Agora as ações e metas experimentais direcionadas a esse público se estendem aos municípios de Batalha, Teotônio Vilela, São Luiz do Quitunde, Pilar e Pão de Açúcar.