Geral

Prefeitura de Maceió é autuada novamente por acúmulo de resíduos nas margens do Salgadinho

28/07/2017
Prefeitura de Maceió é autuada novamente por acúmulo de resíduos nas margens do Salgadinho
Resíduos às margens do Salgadinho geraram a quinta autuação da Prefeitura de Maceió desde o dia 7 de julho (Foto: Ascom IMA)

Resíduos às margens do Salgadinho geraram a quinta autuação da Prefeitura de Maceió desde o dia 7 de julho (Foto: Ascom IMA)

A Prefeitura de Maceió recebeu mais uma autuação por causa da disposição irregular de resíduos, dessa vez depositados nas margens do Riacho Salgadinho. Desde o dia 7 de julho, esse é o quinto auto de infração emitido pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA), por causa do mesmo problema, para a administração municipal.

A prefeitura retirou grande quantidade de resíduos de dentro do Riacho Salgadinho, nas imediações do Ministério Público Estadual, e deixou depositada nas margens. Os resíduos, que misturam lama e lixo, estão amontoados no local há dias, sem qualquer tipo de cuidado, e isso tem sido causa de constantes reclamações pela população, principalmente as pessoas que residem, trabalham ou trafegam na região.

O auto foi aplicado por lançamento de “resíduos sólidos em desacordo com as exigências estabelecidas” na legislação ambiental. A prefeitura tem o prazo de 20 dias para se defender, mas espera-se que os resíduos sejam retirados imediatamente.

Autuações

Desde o dia 7 de julho esse é o quinto auto de infração emitido para a prefeitura de Maceió por causa do mesmo problema: disposição inadequada de resíduos sólidos. A partir de denúncias da população, a equipe de fiscalização flagrou situações em que a falta de coleta tem dado aparência de “lixão” para determinados bairros.

Os locais que mais chamaram a atenção: uma das vias de entrada do antigo lixão, no bairro da Cruz das Almas; a margem de um braço do Riacho Jacarecica, próximo à foz no bairro Jacarecica; área por trás do conjunto José Tenório, na Serraria; e margens da Avenida Pierre Chalita.

Isso sem contar na coleta ineficiente, nas ocupações irregulares existentes nas margens do Salgadinho, e que é diretamente responsável pela grande quantidade lixo carreada pelas águas das chuvas para a praia da Avenida, problema que chegou até a atrapalhar a entrada e saída dos barcos de pesca na região.