Geral

População em situação de rua tem acesso a serviços de saúde da Sesau

20/07/2017
População em situação de rua tem acesso a serviços de saúde da Sesau
Ação pode salvar muitas vidas, a partir dos exames preventivos que detectam doenças(Fotos: Ascom/Sesau)

Ação pode salvar muitas vidas, a partir dos exames preventivos que detectam doenças(Fotos: Ascom/Sesau)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), Secretaria de Saúde de Maceió e o Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL), realizou, nesta quarta-feira (19), na Praça Marcílio Dias, no bairro Jaraguá, em Maceió, um Dia de Serviços de Saúde voltado à população em situação de rua.

A medida teve como objetivo minimizar o preconceito, a discriminação e a falta de conhecimento da sociedade frente à realidade e o sofrimento pelo qual essas pessoas são expostas diariamente.

Na ocasião, a população pode realizar testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C e, ainda, exames para coleta de material biológico para detecção da tuberculose. Além disso, eles receberam uma camisa, café da manhã reforçado e participaram de jogos de tabuleiro, xadrez, pega varetas e minibasketball, que possibilitaram uma aprendizagem significativa, auxiliando na socialização, no raciocínio lógico e no aumento da afetividade entre os integrantes do grupo.

Elma Liliane Araújo, assessora de Políticas Transversais da Sesau, salientou que a ação pode salvar muitas vidas, a partir dos exames preventivos que detectam doenças, além de influenciar na decisão dessa população em não continuar vivendo nas ruas. Segundo ela, o ato proporcionou a reinserção social de quem está em situação de rua.

“Este trabalho que desenvolvemos foi importante e teve como propósito a abordagem dessas pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é acolhê-los, por meio de ações de saúde, ao passo em que buscamos meios de identificar doenças e oferecer alimentação adequada para que eles se sintam parte do todo, de forma humanizada, sem arbitrariedade”, destacou.

Ao todo, 50 pessoas foram abordadas, sendo que 40 foram vacinadas, 33 submetidas aos quatro tipos de testes disponibilizados na ação e 22 aos exames de baciloscopia. Além disso, 132 testes rápidos foram realizados e 120 doses de vacinas foram administradas, segundo informou Elma Liliane Araújo.

No caso das pessoas que tiveram os testes rápidos de HIV e de sífilis com diagnóstico positivo, houve o encaminhamento para o Pam Salgadinho. A partir de agora, eles passarão a ser acompanhados pelo Programa Consultório de Rua, que tem como finalidade aliar equipes multiprofissionais para atuarem nos focando as necessidades de saúde da população em situação de rua, assegurando toda assistência para um tratamento digno e humanizado.

Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, participou da ação e aproveitou o momento para interagir num jogo de dominó gigante. Para ele, o Dia de Serviços da Saúde foi de extrema importância, pois possibilitou que os técnicos da Sesau atuassem junto a pessoas que em seu cotidiano vivem à margem da sociedade, mas que necessitam ser incluídas nas políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pessoas em situação de rua configuram-se como sujeitos de direito, mas vivem à margem da sociedade. Também têm direito a um ambiente limpo, de ir e vir, a ter pertences, a não sofrer ações ilegais ou abusivas, além de ter acesso a uma saúde humanizada e qualificada, que é o principal propósito da Sesau. E, mais uma vez mostramos que as políticas de saúde devem ser para todos, cuidando e escutando suas necessidades”, destacou o gestor da saúde estadual.

Entre os beneficiados pela ação, Suelen Barbosa da Silva, 33 anos, aproveitou o momento para cuidar da saúde. Desde os 12 anos alterna temporadas em vários bairros da capital. Perdeu as contas de quantas vezes passou fome e da última vez em que pisou num consultório médico.

“Eu não sou mendiga. Pode ser que ande maltrapilha, mas ninguém vai pôr a melhor roupa para pedir esmola. Para alguns, a comida é lixo. Para mim é tudo o que tenho na vida. Agradeço a Deus, hoje, por ter a oportunidade de me alimentar bem e saber como anda a minha saúde”, salientou a iniciativa.

Já para Eronildo Nunes dos Santos, 30 anos, as atividades o ajudaram a brotar um sorriso em seu rosto, expressão que segundo ele, não fazia há muito tempo. Na ação, ele conseguiu realizar todos os exames e garantir a primeira refeição do dia.

“Não é uma vida fácil, mas melhorou um pouco agora”, disse. “Pude conhecer pessoas legais e ter um momento de lazer. Ficarei feliz se isso acontecer com frequência, pois vai fazer com que eu me sinta um ser humano novamente. Perambular pelas ruas é extremamente amargurante”, contou, emocionado, ao dobrar cuidadosamente a quentinha e guardar metade da comida para a próxima refeição.