Geral

População arapiraquense é beneficiada com obras na rede estadual de ensino

21/07/2017
População arapiraquense é beneficiada com obras na rede estadual de ensino
Thalyta Darlaty, aluna do 9º ano da Escola Moacir Teófilo comemora a reforma. Fotos: Valdir Rocha

Thalyta Darlaty, aluna do 9º ano da Escola Moacir Teófilo comemora a reforma. Fotos: Valdir Rocha

Nesta quinta-feira (20) , as escolas estaduais Moacir Teófilo e Manoel Lúcio comemoraram o fim de uma longa espera: após mais de 15 anos, as duas unidades de ensino localizadas em Arapiraca foram reformadas e revitalizadas, proporcionando mais conforto para 1780 estudantes.

A entrega das reformas nas duas unidades contemplou uma programação de inaugurações realizadas pelo governador Renan Filho e pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação Luciano Barbosa em Arapiraca e que incluiu ainda os ginásios das escolas Senador Rui Palmeira e Quintella Cavalcanti.

Nos últimos dois anos, o Governo de Alagoas já reformou quase todas as escolas estaduais de Arapiraca. A cidade, que antes só tinha um espaço para a prática esportiva, agora conta com nove ginásios. Dentre as unidades que já haviam sido contempladas com quadras, estão as escolas Izaura Antônia de Lisboa, Padre Jeferson, Arthur Ramos e Pedro Reis. Hoje, foi a vez das escolas Senador Rui Palmeira e Quintella Cavalcanti.

“Também já começamos os ginásios das escolas Aurino Maciel e Lions e, neste espaço que contempla as escolas Izaura, Pedro Reis, Quintella e a 5ª Gerência Regional de Educação, teremos o primeiro Centro de Ensino Integral de Alagoas, onde ainda construiremos uma piscina semiolímpica, campo de futebol society, pista de atletismo e concha acústica”, adianta Luciano Barbosa.

Em boa hora – As reformas e construções inauguradas pelo Governo de Alagoas foram recebidas pela comunidade educacional de Arapiraca.

“Esta reforma veio em boa hora, pois eram quase 20 anos sem manutenção. Somos a única escola da região da Canafístula e as matrículas aumentaram bastante esse ano”, diz Kleber Saldanha, diretor da Moacir Teófilo. “Atendemos 1.200 jovens de cinco bairros diferentes com ensino médio e as obras foram muito comemoradas pelos alunos”, conta Genivaldo Bezerra, gestor da Escola Manoel Lúcio.

Gestor da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, Izaias Lino diz que a construção do ginásio encerra uma espera de 14 anos. “Tínhamos duas quadras de cimento, mas esse ginásio era um sonho e, agora, teremos um espaço mais atrativo para os nossos 900 alunos”, afirma.

Os estudantes também celebram as obras empreendidas. “Há muito tempo queríamos uma sala de leitura em nossa escola e hoje ela é real”, comemora Thalyta Darlaty, aluna do 9º ano da Escola Moacir Teófilo. “Com essa reforma, ganhamos um pátio coberto, o que deixou a escola muito mais confortável”, observa Daniel Victor dos Santos, estudante da 3ª série do ensino médio da Manoel Lúcio.

Apaixonado por esporte, Vanderson da Silva fez o primeiro gol do recém-inaugurado ginásio da Escola Senador Rui Palmeira em uma disputa de penâltis com o governador Renan Filho. “Um ginásio não é bom apenas para incentivar a prática do esporte, mas também contribui para o aprendizado”, diz o aluno da 1ª série do ensino integral.

Próximas obras – A próxima unidade de Arapiraca a ser contemplada com construção de quadra será a Escola Estadual Costa Rego, cuja obra será licitada. Outra unidade da região vai ganhar seu espaço de prática esportiva é a Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa.