terça-feira, 13 de novembro de 2018

Notícias

In:

Pesquisa Ibrape em Arapiraca confirma: Renan Filho aumenta diferença sobre opositores; Renan e Téo lideram disputa para o Senado

Por Redação
Renan Filho mostra favoritismo para a reeleição também em Arapiraca, o segundo colégio eleitoral do Estado (Foto: já é notícia)

Renan Filho mostra favoritismo para a reeleição também em Arapiraca, o segundo colégio eleitoral do Estado (Foto: já é notícia)

O Instituto Brasileiro de Pesquisa (Ibrape) realizou, no último dia 22, pesquisa com 800 eleitores, na cidade de Arapiraca.  O eleitorado foi ouvido sobre quem votaria para presidente da República, Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa, caso as eleições fossem hoje.

Segundo o Ibrape, 89% da população de Arapiraca desaprovam e apenas 7% aprovam o governo Michel Temer. O governo de Renan Filho é aprovado por 59% e desaprovado por 30%, enquanto 23% aprovam e 71% desaprovam a gestão do prefeito Rogério Teófilo.

Na pesquisa para o Governo, foram apresentados os nomes de Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB), JHC (PSB) e Mário Agra (Rede).

Segundo o levantamento, Renan Filho está em primeiro, com 41%; em segundo, aparece o prefeito de Maceió, Rui Palmeira com 16%; seguido por JHC com 3% e Mário Agra com 2%.

Presidente da República

Para presidente do País, 45% dos eleitores de Arapiraca votariam no ex-presidente Lula. Jair Bolsonaro está em segundo, com 11%, seguido de Marina Silva, com 9%, e Geraldo Alckmin com 3%. Ciro Gomes e Joaquim Barbosa teriam 2% cada um e João Dória 1%.

Senado Federal

Para o Senado, o Ibrape apresentou os nomes de Renan Calheiros (PMDB), Teotonio Vilela Filho (PSDB), Benedito de Lira (PP), Marx Beltrão (PMDB) e João Caldas (PSB). Foram simulados os dois primeiros mais votados, uma vez que a eleição de 2018 irá escolher dois senadores.

Se as eleições fossem hoje, Renan Calheiros e Téo Vilela seriam os eleitos por Arapiraca. Eles estão empatados com 29% da preferência dos eleitores. Em terceiro lugar está Benedito de Lira, com 16%, seguido por João Caldas com 10% e Marx Beltrão, com 9%.

Câmara Federal

O eleitor de Arapiraca também opinou sobre quem quer que seja seu representante na Câmara Federal.

Foram apresentados 16 nomes de pretensos pré-candidatos. Quem lidera é o deputado estadual Ricardo Nezinho, com 21%, seguido de Heloísa Helena, com 9,7%, Ronaldo Lessa com 7,6%, Rodrigo Cunha aparece em quarto, com 6,7%; Severino Pessoa, com 5,5%, Carimbão, com 5,2%, JHC, com 2,0%; Paulão, com 1,7%; Arthur Lira, também com 1,7%. Maurício Quintella e Pedro Vilela estão empatados com 1%.  Os demais candidatos tiveram menos de 1% de citação.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rogério Teófilo tem a pior avaliação do Estado

O Ibrape também quis saber a opinião do eleitorado sobre a administração do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), empossado em janeiro deste ano. Segundo a pesquisa, apenas 2% consideram a gestão do atual prefeito ótima. Para 12%, Téofilo está sendo bom, enquanto 18% consideram a gestão regular, 17% ruim e 47% avaliam como péssima.

A pesquisa ainda mostra que 71% desaprovam a maneira como o prefeito administra a cidade, enquanto 23% aprovam a atual gestão

Este resultado coloca Rogério Teófilo como o pior avaliado entre os gestores do Estado, nas pesquisas realizadas até agora: o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), teve aprovação, de 59%, no mês de abril; Renato Filho (sem partido), prefeito do Pilar, teve aprovação de 86%; Júlio Cézar (PSB), de Palmeira dos Índios, apresentou um índice de aprovação de 67% e Gilberto Gonçalves (PP), de Rio Largo, foi aprovado pelo eleitorado com um percentual de 49%.

Segundo a pesquisa, 51% dos eleitores de Arapiraca consideram que o prefeito Rogério Teófilo está sendo pior do que a sua antecessora, Célia Rocha; 17% avaliam que ele está melhor, enquanto 14% consideram igual as duas gestões.

 

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

1 Comentário

  • Jose militão disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Renan e renanzinho, vão ser banidos da politica. corruptos! Vão passar vergonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com