Geral

Ney Matogrosso grava em Maceió clipe da nova música de Vitor Pirralho

11/07/2017
Ney Matogrosso grava em Maceió clipe da nova música de Vitor Pirralho
Ney Matogrosso interpreta uma espécie de pajé no videoclipe "Rumos e Rumores" (Foto: Pol/Divulgação)

Ney Matogrosso interpreta uma espécie de pajé no videoclipe “Rumos e Rumores” (Foto: Pol/Divulgação)

Ney Matogrosso está de volta a Maceió para mais uma parceria com um músico alagoano. Dessa vez, o intérprete da MPB grava o videoclipe da música ‘Rumos e Rumores’, que fará parte do álbum do cantor e compositor Vitor Pirralho ‘A Invenção é a Mãe das Necessidades’, previsto para ser lançado no final de 2017.

O G1 bateu um papo sobre o novo projeto com Vitor Pirralho e Ney Matogrosso, que classificou a parceria com o alagoano como fruto da convergência de ideias entre os dois artistas. Ney desembarcou em Maceió no domingo (9), e fica em em estúdio até a quinta-feira (13).
“Não há mistério nesta parceria artística com os alagoanos. As coisas foram acontecendo naturalmente. Eu me interessei pelas músicas deles [Júnior Almeida, com quem já tinha gravado antes, e Pirralho] e os trabalhos foram surgindo. Quanto a essa produção mais recente, com o Vitor Pirralho, o que me interessou nele foi o assunto da música, a forma de falar sobre as coisas que também acredito”, disse Ney.

Empolgado com as diversas parcerias para o seu novo álbum, onde contará também com a participação de Zeca Baleiro, Vitor Pirralho falou que começou a cogitar a presença de Ney Matogrosso após o intérprete gravar uma canção de sua autoria, ‘Tupi Fusão’.
“Após essa parceria, as relações foram se estreitando e convidei o Ney para cantar comigo a música ‘Rumos e Rumores’, ele topou. Daí, em seguida, o que fiz foi trabalhar para concretizar a ideia”, disse Pirralho.

O projeto está sendo tocado pela produtora Panan Filmes e os recursos vieram do edital do Prêmio Eris Maximiano, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió.

Em uma produção artística ousada e complexa tecnicamente, toda realizada por produtores e artistas alagoanos, o videoclipe ‘Rumos e Rumores’ está orçado em R$ 50 mil.

“Esse é um trabalho que vem sendo produzido há 2 anos. Como houve atraso no repasse de recursos, tivermos que adiar por um tempo a produção, que só foi retomada agora. No entanto, como a produção é de baixo orçamento, para uma equipe de 30 profissionais, o videoclipe está sendo concretizado por conta de esforços e parcerias com produtoras e profissionais alagoanos”, expõe o diretor Henrique Oliveira.
Rumos e Rumores

O videoclipe da canção ‘Rumos e Rumores’ relata a história de um drama enfrentado pela sociedade em um período pós-colonização, envolvendo no enredo contextos primitivos e futuristas, o próprio conceito da música forneceu a base para a estrutura do clipe.

Na canção, Vitor Pirralho interpreta um homem que vive no futuro e Ney Matogrosso uma espécie de pajé, que vive no Brasil pré-colonizado. Ele é uma espécie de sacerdote espiritual que recebe uma mensagem sobre os rumos e rumores da sociedade em que vive.
Para contar a história, o diretor conta ainda com atores figurantes e faz uso de recursos cênicos e alegóricos para mostrar o futuro e o passado.

“O que eu quis trazer com esta música são velhas discussões de meu interesse. O processo de colonização do Brasil, de formação étnica, do desenvolvimento e do sincretismo de certos hábitos, enfim, esse processo de construção da civilização tupiniquim. Só que dessa vez eu tentei dar um tom mais futurista à discussão, trazendo para ela discussões sobre tecnologia, que será a temática geral do disco, a dependência tecnológica em que o mundo se encontra”, explica Vitor Pirralho.