Geral

Mostra Alagoana de Hip Hop marca aniversário de 45 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso

13/07/2017
Mostra Alagoana de Hip Hop marca aniversário de 45 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Inaugurado em 1972, Teatro de Arena Sérgio Cardoso se encontra em plena atividade com espaço onde cabem 180 pessoas. Ascom

Inaugurado em 1972, Teatro de Arena Sérgio Cardoso se encontra em plena atividade com espaço onde cabem 180 pessoas. Ascom

Dia 14 de julho é uma data especial para a cultura alagoana. Marca o aniversário do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, que completa 45 anos. Para celebrar, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) firmou uma parceria com o Coletivo Nois Q Faiz na realização da Mostra Alagoana de Hip Hop, nesta sexta-feira (14), a partir das 14h, no Teatro de Arena, com entrada gratuita.

A programação inclui roda de conversa com o tema Hip Hop Al Existe? conduzida por Mc Tribo e composta por PH da Sul (dj/produtor), Sakura (movimento Hip Hop), Kaká (graffiteiro), Nego Love (b-boy) e Geysson Santos (movimento Hip Hop); batalhas de rima e de break; feira cultural e apresentações de 11 grupos e mc’s de rap que são: Arielly Oliveira, Verdino, Mc Tribo, SomaCrew, Febre do Rato, União DMC, Fúria Jovem, Jogral e o Canto do Gueto, Time da Quebra, Toninho ZS e os Comparsas.

O objetivo é apresentar os elementos da cultura hip hop e discutir questões que são pertinentes ao movimento. O Nois Q Faiz é um coletivo cultural envolvido com o hip hop e arte de rua. O grupo desenvolve diversas atividades de maneira independente e através de parcerias como esta com a Diteal.

Para os integrantes do Coletivo Nois Q Faiz, realizar a Mostra Alagoana de Hip Hop no aniversário do Teatro de Arena é um momento importante, de diversão e reflexão, que visa reunir um público interessado no que o movimento tem para falar. Para uns, é uma oportunidade de acesso ao espaço do teatro, para outros uma chance de conhecer de perto um pouco mais da produção local.

“É com muita alegria que celebramos os 45 anos do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, um espaço fundamental para a cultura alagoana. Com esta parceria com o coletivo, reafirmamos o nosso compromisso em promover o acesso da população aos espaços da Diteal com uma programação de boa qualidade e de graça”, disse a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Sobre o Teatro de Arena Sérgio Cardoso

O primeiro espetáculo encenado no palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso foi a peça ‘O homem da Flor na Boca’, de Luigi Pirandello, com os atores Sérgio Cardoso, Jardel Melo e a atriz alagoana Nana Magalhães, no dia 14 de julho de 1972, data de sua inauguração. Um mês depois, o ator Sérgio Cardoso faleceu, razão pela qual seu nome foi dado ao Teatro de Arena.

Idealizado pelo ator alagoano e então diretor do Teatro Deodoro Bráulio Leite Júnior, o prédio foi construído e inaugurado no governo Afrânio Lages, aproveitando estrutura física já existente, onde antes funcionava o Bar Deodoro.

Um fato interessante é que durante a ditadura militar (1964-1985), o Arena foi colocado à disposição dos poucos grupos de teatro amador de Maceió que se mantiveram atuantes, apesar das restrições impostas à liberdade de expressão. Entre eles, a ATA, Associação Teatral das Alagoas, constituída por universitários, liderado pela atriz Linda Mascarenhas – a grande dama do teatro alagoano.

A casa se encontra em plena atividade com espaço onde cabem 180 pessoas. O projeto mais importante da Diteal no Teatro de Arena Sérgio Cardoso é o Quinta no Arena, semelhante ao Teatro Deodoro é o Maior Barato, que estimula a produção local e formação de plateia. Nesta sexta, o local vai se tornar o ponto de encontro da cultura hip hop para comemorar o aniversário.