Artigos

Mês de agosto

28/07/2017
Mês de agosto

Existia ou ainda existe certa antipatia contra o mês de agosto. Este mês rima com desgosto. Considerando, portanto, como o mês do azar. Sabe-se que os romanos deram este nome ao oitavo mês do ano em homenagem ao Imperador Augusto, quando fatos de grande relevância estavam acontecendo em sua vida, entre as quais a conquista do Egito.

Contam que as noivas portuguesas não queriam casar no mês de agosto porque o casamento ficava sem a chamada lua-de-mel, porque os navegadores lusos faziam suas viagem em busca de novas terras. Convém logo lembrar que a descoberta do Brasil não tem nada a esse respeito. Com efeito, basta lembrar o que diz o historiador Mario da Veiga Cabral: “No dia 8 de março de 1500, domingo, em Restelo, na ermida de Belém, foi celebrada uma missa solene por D. Diego Ortiz, bispo de Ceuta, à qual toda a marinhagem compareceu”.

O papa havia enviado um chapéu para Cabral e Dom Diego o abençoou, juntamente com uma bandeira com a cruz de Cristo. E oficialmente o Brasil foi descoberto a 22 de abril. Convém lembrar que em maio de 1501 veio a primeira esquadra para fazer as primeiras explorações na terra descoberta.

Enquanto em muitos lugares o mês de maio é o mês das noivas, há quem diga que na Alemanha muitas noivas desejam casar no mês de agosto. Há também quem afirme haver em certo lugar o receio de lavar a cabeça no mês de agosto. Dizem que quem lava o cabelo em agosto está chamando a morte.

Há, ao longo da história, uma série de acontecimentos pungentes e dolorosos no mês de agosto, como também nos outros meses do ano.
Vem nos primeiros lugares: A noite de São Bartolomeu, no dia 24 de agosto com Catarina de Médicis.

É bom fazer alguma referência sobre Catarina de Médicis e São Bartolomeu. Este (Bartolomeu) é filho de Tolomeu e um dos doze apóstolos escolhidos por Cristo. Natural de Caná da Galileia, mostra a retidão e a franqueza como notas distintivas de seu caráter. É celebrado pela Igreja católica no dia 24 de agosto. Sobre Catarina podemos lembrar que ela, filha de Lourenço de Médicis, nasceu em Florença, mulher de Henrique II, rei da França. Foi regente da França, durante a menoridade de Carlos IX. Foi política hábil, equilibrando-se entre católicos e protestantes, durante as guerras da Religião. Infelizmente tomou grande parte na matança, no dia consagrado a São Bartolomeu.

Há fatos tristes e dolorosos ocorridos em agosto. A primeira Guerra Mundial teve início no dia primeiro de agosto de 1914. A segunda Guerra Mundial teve início em agosto de 1939.
As cidades de Nagazaki e Hiroshima foram arrasadas pela bomba atômica. Para mencionar um fato negativo no Brasil, vamos lembrar que no dia 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, suicidou-se.

Contudo devemos saber que não só ocorrem grandes desastres no mês de agosto. Ainda mais: há muitos fatos positivos que ocorram em agosto. Consequentemente atravessemos o oitavo mês do ano da mesma forma que fazemos nos outros meses.

Contudo se fazemos coisas erradas, aproveitemos o tempo para melhorar o nosso viver, com a consciência tranquila. A vida, que é um dom de Deus, deve ser vivida com mais vida.
Ainda aparecem os falsos profetas que predizem fatos negativos para o mês de agosto. Não se pode negar que os crédulos ficam abalados com as profecias. Como escrevi no dia. Se alguém, por exemplo, disser a um ingênuo que dentro de um mês, ele vai ter um desarranjo funcional, pode acontecer que, por sugestão fora mencionada pelo vidente. Na verdade a sugestão, dentro do prazo predito, pode desencadear aquela doença que foi a causa psicológica do efeito. Isso não é profecia. É crime conforme disse o assunto.