Cidades

Márcio Henrique faz balanço dos seis meses de gestão e comemora resultados positivos

14/07/2017
Márcio Henrique faz balanço dos seis meses de gestão e comemora resultados positivos
Márcio Henrique destaca coragem do prefeito e qualidade da administração do município para tirar Palmeira do caos (Foto: Diego Wendric)

Márcio Henrique destaca coragem do prefeito e qualidade da administração do município para tirar Palmeira do caos (Foto: Diego Wendric)

Ajuste das finanças, unificação do pagamento dos salários – pagos rigorosamente dentro de um calendário estabelecido – a inclusão de Palmeira como um dos destaques culturais do Estado de Alagoas e do País, a retirada do município do Cauc, o Cadastro Único de Convênios, que está possibilitando o ingresso de recursos federais nos cofres públicos e a realização de novas obras e outras inacabadas são apenas algumas das realizações dos seis primeiros meses de gestão do prefeito Júlio Cezar à frente da Prefeitura de Palmeira dos Índios. Durante a semana, foi realizada uma reunião de gestão, com todo o secretariado, para avaliar as conquistas realizadas e estabelecer novo planejamento para os meses subsequentes da administração, que terá dia determinado a cada mês, para promover novos ajustes a serem seguidos e apresentar novo balanço de cada passo que está sendo seguido, a fim de conquistar, cada vez mais, a confiança da população palmeirense.

O vice-prefeito de Palmeira dos Índios, dr. Márcio Henrique, está bastante otimista com as vitórias alcançadas nesses seis meses e adianta que o palmeirense terá muito o que comemorar no segundo semestre de 2017.

Nessa entrevista exclusiva à TRIBUNA DO SERTÃO, dr. Márcio Henrique elenca algumas das previsões otimistas que já estão planejadas pelo prefeito Júlio Cezar e pela sua equipe de trabalho:

– T.S. – Como foi possível a recuperação das finanças do município, até que fosse possível pagar funcionários e fornecedores em dia, sem comprometer a administração de Palmeira dos Índios?

– dr. Márcio Henrique – Com muito planejamento. Aliás, reunião como a que aconteceu na última semana passará a ser mensal, para fazermos avaliações individuais de cada secretaria, verificarmos o que foi possível alcançar e programarmos o que deverá ser feito no mês subsequente. Além de ser uma reunião de cobrança, estamos promovendo a integração de todas as secretarias, para enxergarmos o governo como um todo. Em reunião como essas, a gente abre o coração do governo e consegue lavar a roupa suja. Aliás, já estávamos fazendo isso de maneira até rotineira.

– T.S. – De que forma a administração garantiu o difícil equilíbrio das finanças nesse início de gestão?

– dr. Márcio Henrique – Com muita austeridade. Aliás, esta foi a maior vitória do nosso governo. É um governo que faz um planejamento, quer dizer: chegamos ao sexto mês sabendo exatamente o que temos que pagar. Conseguimos uma coisa inédita, que foi a unificação de todas as folhas. Hoje, o município tem uma data certa para pagar todos os funcionários. Até mesmo os funcionários da Palmeira Prev, que antes passavam mais de 40 dias amargando salários em atraso já têm a sua programação e recebem juntamente com os demais servidores municipais.

– T. S. Que outras medidas deverão ser adotadas para que o município permaneça nessa linha?

– dr. Márcio Henrique – Continuaremos com o controle sobre todas as despesas oriundas do município; as despesas de combustível; o reordenamento de vários gastos; concluímos os processos seletivos simplificados, para sabermos o tamanho do município, o que irá fazer com que possamos promover novas contratações; o prefeito Júlio já tem divulgado a possibilidade de concurso, certamente nos últimos dois anos de gestão, o que não poderia acontecer até agora, porque ninguém tinha noção de nada; o município era uma completa desorganização.

– T. S. – Que outras medidas foram colocadas na prática com êxito nesses seis primeiros meses da administração?

– dr. Márcio Henrique – Foi feito o reordenamento da Secretaria de Educação, de maneira criteriosa, porque havia muito professor fora da sala de aula; ou seja, tudo passando por uma austeridade de gestão, possibilitando um equilíbrio financeiro e assegurando o retorno do professor de volta ao seu lugar de origem, o que, até então não acontecia.

– T.S. – Essa austeridade foi o que ajudou a promover dois grandes eventos festivos no município?

– dr. Márcio Henrique – Estamos comemorando duas grandes festas realizadas pelo município, que foram o Carnaval e o São João. Ambas festas tranquilas, sem violência, procuramos zelar pelo bem estar, colocamos câmeras de videomonitoramento, contratamos segurança privada, contamos com nossos agentes de trânsito, para que pudéssemos oferecer festas seguras. O nosso comércio comemorou, especialmente esses 20 dias de São João, e temos que agradecer à coragem do nosso prefeito Júlio Cezar, que enfrentou a crise, para trazer ao palmeirense uma festa de tamanha tradição na nossa cidade.

– T.S. – Essas festividades já marcam o resgate da cultura popular de Palmeira. Que conquistas pode-se dizer que foram registradas nessas recentes festividades?

– dr. Márcio Henrique – Só para termos uma ideia, cadastramos quase 300 ambulantes durante o São João, e todos pagando os impostos devidos. Cobramos as taxas mínimas necessárias, nada para explorar ninguém. E o mais importante foi ver o resgate da nossa cultura. Em todos os bairros, a animação e a preparação das quadrilhas. Quer dizer, o São João movimentou não apenas o comércio, mas o coração do palmeirense, trazendo uma festa que é aquela que o sertanejo realmente gosta. Tivemos, o prefeito Júlio e eu, realmente a alegria de ver Palmeira brilhar.

T.S. – E a saída de Palmeira do Cauc o que realmente significa para o município?

– dr. Márcio Henrique – Foram de cinco a seis meses de luta, para acabarmos com a inadimplência junto ao Cauc e, dessa forma, possibilitar a vinda dos recursos federais que tanto o Júlio lutou e sabíamos que isso iria acontecer pela competência de toda a equipe. Hoje, podemos celebrar convênios, receber emendas de toda a bancada federal. Segundo o próprio prefeito destacou junto aos parlamentares, o eleitor palmeirense saberá agradecer o investimento de cada um deles no nosso município.

-T.S. – Que obras poderão ser realizadas após a saída do município do Cauc?

– dr. Márcio Henrique – Nosso município todo estará de cada nova, o que poderá ser observado já partir do mês de agosto. A reforma do Cristo já á uma realidade; as obras já tiveram início. Até então, os recursos voltavam por incompetência dos gestores passados; a recuperação da Praça da Independência também está em ritmo acelerado e tudo isso, volto a dizer, só está sendo possível graças à retirada do município do Cauc. Foram cinco meses difíceis, mas a competência da equipe, a Procuradoria Jurídica possibilitou chegar a esse momento com recursos viabilizados; a luta está sendo grande, mas conquistada a cada dia.

-T.S. – A Previdência Municipal está buscando parcelamento de débitos?

– dr. Márcio Henrique – A Previdência Municipal está buscando seu equilíbrio financeiro; pegamos uma grande dívida, como tudo no município. Aliás, esta está sendo uma das vitórias do governo Júlio Cezar: buscar segurança aos funcionários. Por isso mesmo, o prefeito foi a João Pessoa na última sexta-feira discutir a Medida Provisória que altera até o final deste mês o texto da Previdência Municipal. Tanto eu como o Júlio, enquanto vereadores, recebíamos a solicitação do ex-gestor, solicitando o parcelamento das dívidas que ele deixou de pagar junto à Previdência. Ou seja: o que a nossa administração está fazendo atualmente nada mais é do que parcelar débitos dos gestores passados. Tenho que destacar que o prefeito Júlio não deve um centavo sequer à Previdência do município. O que o governo federal está fazendo agora é nos oferecendo a possibilidade de prorrogarmos esse parcelamento, tirando juros, diminuindo as prestações, que hoje chegam a mais de 200 mil reais por mês de parcelamento.

– T.S. – Em relação à saúde do município, uma constante reclamação do palmeirense, que balanço a administração pode fazer nesses seis primeiros meses de gestão?

– dr. Márcio Henrique – Não só o Hospital Santa Rita, mas também em relação à UPA, ainda temos muito o que fazer. O Hospital presta 50 anos de assistência, mas nós estamos em um momento novo, rediscutindo o contrato com o Hospital. A partir de agora, nós é que vamos dizer o que queremos que o hospital nos forneça, até porque somos bons pagadores de serviços. Em relação à Upa, a mesma coisa. Estamos discutindo o que o município quer para o munícipe, o que vai ficar bem claro a partir deste próximo contrato que está sendo finalizado.

– T.S. – Dr. Márcio, o que o palmeirense pode aguardar da administração municipal para este segundo semestre?

– dr. Márcio Henrique – Muita coisa boa. A Prefeitura conseguiu fazer um calendário de pagamento, cada funcionário, cada prestador de serviço, cada fornecedor sabe exatamente o dia que irá receber. Vamos buscar a conclusão de 13 obras encaminhadas, muitas a serem entregues no dia 20 de agosto. A cidade vai surgir com uma cara diferente. Temos muitos trabalhos na educação e na saúde; estamos ultimando a licitação do fardamento dos nossos estudantes, a serem entregues início deste segundo semestre. Iremos consolidar a Semana Graciliano Ramos e iremos implantar o Natal Iluminado, que será bem diferente e, talvez, o mais bonito do Estado de Alagoas. Para realizarmos, já temos dinheiro em caixa, o prefeito Júlio Cezar vem guardando mês a mês, para comemorarmos não só a parte comercial, mas a religiosa também. Além disso, não vamos baixar a guarda, prosseguiremos com medidas de austeridade, com contenção de despesas, de gastos, a sempre aplicando com responsabilidade o dinheiro público. Não podemos transformar o município que sonhamos de um dia para o outro. Realizaremos a reforma da Casa Museu Graciliano Ramos; temos unidades de saúde a serem concluídas e outras a serem construídas, escolas reformadas, como também quadras e ginásios poliesportivos, que estão destruídas. O mais importante, nessa primeira a grande avaliação é que resgatamos a confiança do povo de Palmeira. Nunca se pagou tanto imposto e a prova é que estamos investindo em obras e calçando ruas com recursos pagos em dia pela nossa população.

Finalizando a entrevista, o vice-prefeito fez questão de deixar um recado aos antecessores:

Dr. Márcio Henrique – Tenho confiança que nada do que as forças do atraso venham a fazer irão abalar nossas ações, principalmente aqueles que tiveram os seus interesses pessoais contrariados, porque não acreditam que possamos fazer nosso trabalho com responsabilidade. Quem tiver com suas úlceras e corações com problemas que se cuidem, pois nós não deixaremos nunca de trabalhar com honestidade e seriedade.