Geral

Júlio Cezar visita cursinho preparatório para o Ifal, em Palmeira

24/07/2017
Júlio Cezar visita cursinho preparatório para o Ifal, em Palmeira

20170722102858__MG_0106-01O prefeito Júlio Cezar esteve sábado (22) na Escola Municipal Gerson Jatobá para ver de perto como está o funcionamento das aulas do cursinho preparatório para o ingresso no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em 2018. As aulas, iniciadas há dois meses, são gratuitas e contemplam, preferencialmente, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e acontecem aos sábados em escolas das zonas rural e urbana do município. O prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito Márcio Henrique e da secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento.

O estudante José Márcio disse que o cursinho preparatório tem o objetivo de mudar a vida as pessoas e de abrir portas para um futuro profissionalizante. “Aprendi que o homem é aquilo que a educação faz dele. Quando não conseguimos mudar uma situação somos obrigados a mudar a nós mesmos e o cursinho preparatório nos possibilita a isso”, afirmou o aluno, que teve o reforço da estudante Júlia. “Todos os sábados nós estamos aqui. É um compromisso com os professores, que são ótimos, e que estão dispostos a mudar a nossa história. Para mim, a educação é a base que precisamos para subir na vida”, completou.

De acordo com o professor e coordenador do cursinho preparatório para o IfalToni Fábio, em breve, também será lançado o cursinho preparatório para o exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os dois programas têm uma importância única na vida dos nossos alunos, que é a mudança de vida e a chance que eles têm de se estruturar por meio da educação. O preparatório Ifal tem as disciplinas português matemática e atualidades, que vão dar suporte para que eles possam competir com outros estudantes, não importando se eles vêm de escola particular ou pública. A oportunidade de competir será a mesma. O mesmo acontecerá com relação ao cursinho do Enem”, afirmou o educador.

Segundo a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, os cursinhos preparatórios para o Ifal e o Enem são oportunidades únicas para os alunos da escola pública municipal, que não têm acesso a aulas que reforcem o ensino-aprendizagem. “Selecionamos professores formados e qualificados para dar este suporte pedagógico necessário para que eles possam competir, de forma igualitária com alunos da rede privada, onde muitos estão os dois horários na sala de aula se preparando para o Ifal. É uma oportunidade que o município está dando a esses alunos. A Secretaria de Educação e a Prefeitura de Palmeira dão todo o apoio para isso”, destacou a secretária.

Para o prefeito Júlio Cezar é importante apoiar e dar condições ao jovem para que ele possa ter um futuro melhor e mais promissor. “A secretária de Educação Alcineide Nascimento tem dado todo o apoio e suporte, com a equipe técnica da Secretaria de Educação, para o curso preparatório. Mas também temos um protótipo, um projeto piloto para os aulões do Enem, que vão acontecer aos sábados. Inclusive, este foi um dos nossos compromissos de campanha, firmado com a população, de que iríamos acolher e dar oportunidade ao jovem. Vimos hoje muita luz brilhando nos olhos deles e o que mais queremos é que eles consigam alcançar os seus sonhos, por meio da educação”, finalizou o prefeito.