Geral

Júlio Cezar assina termo de adesão ao Selo Unicef 2017-2020

05/07/2017
Júlio Cezar assina termo de adesão ao Selo Unicef 2017-2020

unnamed unnamed5

O município de Palmeira dos Índios deu mais um importante passo em busca da garantia dos direitos das crianças e adolescentes do município. Ontem (4), o prefeito Júlio Cezar assinou o termo de adesão ao Selo Unicef, junto com a coordenadora do Unicef em Recife, Jane Santos, que representa os estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Além deles, outras representatividades envolvidas na implementação de políticas públicas que favoreçam a igualdade entre crianças e adolescentes também participaram do momento.

Os municípios certificados pelo Selo passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo Unicef por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais, eventos, materiais de escritório e outras peças institucionais do município. “Este é um momento especial e estamos aqui para colaborar em fazer valer esses direitos, levantando essa bandeira para avaliar, acompanhar e melhorar a qualidade de vida de cada uma das nossas crianças e adolescentes”, garantiu a coordenadora do Unicef em Palmeira Graça Sandes.

unnamed

O Selo Unicef é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido, em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. “É com muita alegria que recebemos a Jane Santos. Palmeira não poderia ficar aquém de outros municípios e precisa fazer valer os direitos da criança e do adolescente. Este ano, estamos com um trabalho integrado, pois ninguém faz nada sozinho. E este também é um compromisso do governo Júlio Cezar”, disse a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento.

Para a coordenadora do Unicef em Recife Jane Santos, a presença marcante do legislativo, executivo e sociedade civil em Palmeira foi um momento extremamente especial e inesperado.
“Este acolhimento foi exemplar porque a adesão ao termo, em Alagoas, é sempre algo muito burocrático. Estou muito emocionada. Esta é uma grande luta e aqui foi assim, de forma espontânea. Estou juntando todos os ingredientes para a certificação de quem quer investir no Selo. E isso eu encontro aqui em Palmeira, com coordenação e aconchego. Não existe possibilidade de sucesso sem a ação integrada das secretarias do município”, destacou.

E continuou. “A credibilidade que vocês dão ao Selo é importante. Mas é preciso fazer não só o município avançar, mas também ter um olhar de direcionamento para quem realmente precisa, em cada uma das áreas, com um olhar intersetorial Queremos, ao longo desses quatro anos, acompanhar a gestão do prefeito Júlio e fechar um ciclo com o Selo, que vai contribuir com o cuidado integral a cada criança e adolescente. E aqui em Palmeira o cenário é de outro momento, que também vai nos ajudar no cenário de Alagoas como um todo, por ser Palmeira uma cidade formadora. É preciso ir atrás da população mais negligenciada, e isso temos certeza de que o município de Palmeira vai fazer”, afirmou Jane Santos.

Também emocionado, o prefeito Júlio Cezar falou dos desafios que o município tem pela frente, na defesa dos direitos da criança e do adolescente e no investimento na educação como principal condutor para um futuro digno. “Lembro do projeto Viva a Vida do governo do qual participei, junto com fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Hoje, o nossa campanha é ‘Compromisso com a Vida’, a partir do momento da adesão ao Selo Unicef. Temos um desafio muito grande e sabemos que tem muita gente que deposita tudo o que tem nas nossas mãos, e o que pode mudar a vida dessas pessoas é o trabalho das nossas mãos. O Selo Unicef é nosso compromisso, é uma luta nossa. Por meio de políticas públicas e da educação as pessoas terão dignidade e um futuro melhor”, finalizou o prefeito.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Quitéria Cezar, o vice-prefeito Márcio Henrique e o presidente do Comitê Estadual Rede Primeira Infância Cláudio Soriano.