Geral

Judiciário oficializa guarda de 15 crianças em audiência coletiva

22/07/2017
Judiciário oficializa guarda de 15 crianças em audiência coletiva

O Núcleo de Promoção da Filiação (NPF) do Poder Judiciário de Alagoas realizou audiência coletiva que regularizou a guarda de 15 crianças, nesta sexta-feira (21). São casos de menores que já viviam com algum parente, mas a situação ainda não estava oficializada, causando prejuízos legais para as crianças.

A juíza Ana Florinda Dantas, coordenadora do NPF, ressalta que esse projeto faz parte das atividades do Núcleo há cinco anos. Ela explica como a regularização melhora o bem-estar das crianças.

“As crianças, quando não estão sob a guarda dos pais, têm que ter um tutor que responda por elas. Elas tinham um grande vazio legal na vida delas. Muitas não recebiam bolsa-família, porque não tinha quem fizesse o cadastro. Numa situação de doença, não tinha quem assinasse para autorizar um procedimento médico. Não podiam fazer uma viagem”, disse a magistrada, durante a solenidade no Fórum do Barro Duro.

O Núcleo organizou uma verdadeira festa para a cerimônia de regularização da guarda. Os guardiões foram recebidos com apresentações musicais, além de atividades lúdicas e lanche para as crianças.