domingo, 18 de agosto de 2019

Notícias

In:

Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança ‘Calabar’, de Lêdo Ivo

Por Redação com Agência Alagoas
Pela primeira vez, o poema teatral do escritor alagoano será levado aos palcos, realizando o sonho acalentado em vida pelo autor

Pela primeira vez, o poema teatral do escritor alagoano será levado aos palcos, realizando o sonho acalentado em vida pelo autor(Foto: Ilustração)

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, no dia 12 deste mês, a nova edição da obra ‘Calabar – Um poema dramático’, do escritor alagoano Lêdo Ivo. E, para celebrar o resgate editorial do livro, fora de catálogo há 32 anos, a editora decidiu levar aos palcos, pela primeira vez, esse poema teatral escrito pelo autor alagoano, realizando um sonho cultivado por ele desde seu processo de criação.

O lançamento será promovido no dia 12 de julho, às 20h, no Teatro de Arena, com a leitura dramática do texto, interpretada por um grupo de atores, dirigidos por José Márcio Passos. O evento faz parte da programação do Mês Graciliano Arte e da programação comemorativa dos 200 Anos da emancipação política de Alagoas.

Em entrevista à escritora Leila Míccolis, autora do livro Passagem de Calabar – Uma análise do poema dramático de Lêdo Ivo, o escritor revelou sua frustração em não ter concretizado a ambição de ver os personagens de Calabar ganharem vida no tablado.

“Eu chegava a visualizar a sua encenação. Esperava que ele fosse representado, o que não ocorreu. Naturalmente escrevi Calabar para ser encenado. Ao escrevê-lo, eu o encenava, como um diretor de teatro. É um poema dotado de visualidade. Entretanto, ele jamais foi representado”.

Em ‘Calabar – Um Poema Dramático’, Lêdo Ivo lança mão de um personagem histórico controverso para traçar uma crítica política contra a exploração e opressão impostas ao povo humilde e mestiço do Nordeste brasileiro, ao longo dos séculos.

Desconstruindo a história oficial, o Domingos Fernandes Calabar idealizado por Ivo não é o traidor da pátria. Ele é a personificação do martírio perpetrado contra os que se insurgem, contra os que lutam pelos seus ideais. O texto, originalmente lançado em 1985, discute ainda sobre preconceito e traz uma das características mais marcantes da obra do autor: sua intensa alagoanidade.

Na nova edição da obra de Lêdo Ivo, além do poema Calabar há ainda ensaios assinados por Leila Míccolis, doutora em Teoria Literária pela UFRJ, e por Alberto Vivar Flores, professor de História da América na Ufal. A apresentação do livro foi escrita por Márcio Ferreira, doutor em Literatura Brasileira e professor da Ufal.

Leitura dramática

Célebre por sua participação em novelas da Globo e em filmes como Bye Bye Brasil e Deus é Brasileiro, ambos de Cacá Diegues, José Márcio Passos é o responsável pela direção da leitura dramática de ‘Calabar – Um Poema Dramático’, que entra em cartaz no Teatro de Arena, no dia 12 de julho.

O elenco conta com Homero Cavalcante, representando O Alagoano; José Márcio Passos, interpretando O Turista; Avaristo Martins, como O Escrevente; e Diva Gonçalves, representando A Viúva de Calabar. Arnaldo Ferju trabalha como assistente de produção e operador de som e luz da encenação, que será animada também pela percussão de China.

Ingressos

Diante da capacidade limitada do Teatro de Arena, o evento contará com uma distribuição de ingressos a partir de uma promoção pela internet. Para concorrer, os interessados precisam dar uma curtida na página da Imprensa Oficial Graciliano Ramos no Facebook (www.facebook.com/imprensaoficial.al) e ser um dos primeiros a comentar no cartão promocional do evento com a hashtag #CalabarEuVou. Os vencedores serão contemplado com um convite individual para assistir à leitura dramática do poema Calabar.

O cartão promocional será publicado a qualquer momento, a partir do meio-dia do dia 11 de julho, e os interessados terão até o meio-dia do dia 12 de julho para participar da promoção. Até às 15 horas do dia 12 de julho, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos divulgará a lista de vencedores que deverão estar em Maceió e informar seus nomes e números de documento de identificação inbox, pelo Facebook, para controle na entrada do evento.

Mais informações com Mário Lima, assessor e repórter especial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelos telefones (82) 9.8818-3722 ou (82) 9.9400-4535, e Patrycia Monteiro, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelo telefone (82) 9.8883-7609 ou (82) 3315-8303.

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com