Geral

Grupo Xique-Xique vence 1º Festival do Coco de Roda de Alagoas

03/07/2017
Grupo Xique-Xique vence 1º Festival do Coco de Roda de Alagoas
Grupo Xique-Xique foi o grande campeão da primeira edição do Festival do Coco de Roda de Alagoas, dentro da programação do Bicentenário do Estado. Ascom

Grupo Xique-Xique foi o grande campeão da primeira edição do Festival do Coco de Roda de Alagoas, dentro da programação do Bicentenário do Estado. Ascom

Com o tema “Mulher Alagoana Pisa Bonito”, o grupo Xique-Xique se sagrou campeão da primeira edição do Festival do Coco de Roda de Alagoas, promovido pelo Governo de Alagoas dentro da celebração dos 200 anos do Estado , por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O resultado saiu na madrugada deste domingo (2), logo após a apresentação dos cinco últimos finalistas da competição, na arena do Coco de Roda, em Jaraguá. O grupo marcou 120 pontos.

A disputa foi muito acirrada. O grupo Los Coquitos foi o segundo colocado e o Pau de Arara ficou com o terceiro lugar, empatadas com com 119,8, pontos. O grupo Reviver levou o quarto lugar, e o quinto ficou com o Reis do Cangaço. O grupo vencedor recebeu o prêmio de R$ 2 mil.

Além da final do Festival do Coco de Roda, centenas de pessoas prestigiaram o encerramento do São João Solidário dos 200 anos. No palco central, artistas alagoanos levaram o autêntico forró alagoano ao público.

A secretária de Cultura, Mellina Freitas, afirmou a alegria em apoiar um festival que representa a genuína cultura alagoana. “O coco de roda mostra a força e as raízes de Alagoas. Este foi apenas o primeiro festival do Coco de Roda, e foi um sucesso. Nosso São João Solidário atraiu milhares de pessoas não só em Jaraguá, mas em diversos bairros de Maceió. Um sucesso! Estamos felizes e orgulhosos com o resultado de todo esforço”, ressaltou a secretária.

Coco de Roda

Folguedo alagoano, considerado um das danças mais tradicionais da cultura no Estado, o coco de roda sentia a carência de mais incentivo e espaço na sua terra. Integrantes de 16 grupos, além de convidados, abrilhantaram o primeiro Festival do Coco de Roda de Alagoas, realizado durante os festejos juninos na capital alagoana.