Geral

Escolas estaduais participam de Encontro de Bandas e Fanfarras

26/07/2017
Escolas estaduais participam de Encontro de Bandas e Fanfarras
Bandas serão avaliadas em critérios como evolução, musicalidade e indumentárias(Fotos: Valdir Rocha)

Bandas serão avaliadas em critérios como evolução, musicalidade e indumentárias(Fotos: Valdir Rocha)

A pouco mais de 50 dias para o desfile de 200 anos emancipação de Alagoas, as escolas da rede pública estadual se prepararam para uma grande celebração de ritmos, beleza, cores e, acima de tudo, alagoanidade. Uma prévia de como será a festa do dia 16 de setembro pode ser conferida a partir das 8h desta quinta-feira (27), no Cepa, quando estarão reunidas aquelas que costumam ser uma das principais atrações do desfile: as bandas fanfarra.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pelas Gerências Regionais de Educação (Geres), o Encontro de Bandas Fanfarra visa selecionar as bandas da rede estadual que representarão cada uma das 13 Geres. Por meio deste processo, as diversas regiões do Estado terão representatividade no desfile de emancipação.

Ao todo serão realizados quatro encontros: o primeiro, nesta quinta-feira (27), em Maceió, com as escolas da 1ª e 13ª Geres, que compreendem Maceió e os municípios de Marechal Deodoro e Paripueira. Na sexta-feira (28), Murici e Palmeira dos Índios recebem, respectivamente, as fanfarras da 4ª, 7ª, 10ª e 12ª Geres, e da 3ª, 6ª, 8ª e 11ª Geres. O evento será encerrado em Arapiraca no dia 1º, com as fanfarras da 2ª, 5ª e 9ª Geres.

Cada banda terá dez minutos para a sua apresentação e uma comissão julgadora vai avaliar critérios como evolução, musicalidade e indumentárias, para então selecionar as fanfarras que representarão as suas Geres.

“Além de estimular as habilidades artísticas, as bandas fanfarra possuem uma importante função pedagógica, pois trabalham com os jovens valores como união e trabalho em equipe”, avalia a superintendente de Rede da Seduc, Maridalva Campos.

Cronograma

Nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, em frente ao Ginásio do CDR, no Cepa,12 bandas fanfarra ligadas 1ª e 13ª Geres farão sua apresentação para a comunidade. Na ocasião, sairão as representantes da 1ª e 13ª Geres. Confira abaixo o local e horário das demais edições do evento:

Murici: dia 28/07, às 8h, na Escola Estadual Benedita Rufino;
Palmeira dos Índios: dia 28/07, às 8h, no Ginásio Poliesportivo Prefeito Eneas Simplício, Rua Genésio Moreira – São Francisco;
Arapiraca: dia 01/08, às 8h, no Ginásio João Paulo II, Parque Ceci Cunha.