Alagoas

Detran e polícia desarticulam esquema de falsificação de documentos em Alagoas

04/07/2017
Detran e polícia desarticulam esquema de falsificação de documentos em Alagoas
Antônio Carlos Gouveia., diretor-presidente do Detran/AL

Antônio Carlos Gouveia., diretor-presidente do Detran/AL

Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) e a Polícia Civil informaram nesta terça-feira (4) que foi descoberto um esquema para falsificar documentos, incluindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH), certidões de nascimento e procurações.

Na dia 23 deste mês, duas pessoas foram presas por envolvimento no esquema. Samira Sidneia Milton, 43, que estava com equipamentos de falsificação em seu escritório na Jatiuca, e Windisllan Nascimento de Assis, 52, conhecido como “Lano”, flagrado com carimbos e documentos no carro. Eles vão responder em liberdade.

O presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, disse que vai pedir ao Ministério Público do Estado nesta tarde a prisão de outros cinco suspeitos.
A delegada Maria Angelita explica que Samira fazia a montagem dos documentos e Assis tinha uma espécie de cartório móvel dentro do carro, onde estavam os carimbos e documentos utilizados nas fraudes.

As investigações apontam que o grupo usava carteiras velhas para a fraude. “Cédulas verdadeiras eram lavadas através de produtos químicos e do calor e aí colocavam os dados que queriam para a fraude”, diz a delegada.

Maria Angelita afirma que ainda não se sabe quanto o grupo movimentou. “Não mensuramos os valores que eles ganharam ou quantas pessoas podem ter falsificado documentos”.
Ainda segundo a delegada, é possível que tenha a participação de servidores do Detran no esquema.

“Temos indícios, mas isso ainda está sendo apurado”.
Segundo o presidente do Detran, se isso for comprovado, o órgão vai adotar medidas necessárias. “Se tiver servidor envolvido ele deve ser punido”, disse Gouveia.
Na última semana, uma operação do MP em conjunto com a polícia prendeu três pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa envolvida com furto de documentos de veículos, roubo e receptação de carros roubados. Segundo a polícia, essas prisões não têm relação com o esquema descoberto no Detran.