Cidades

Desabastecimento de caixas eletrônicos obriga moradores de Pão de Açúcar a sacar dinheiro em outras cidades

25/07/2017
Desabastecimento de caixas eletrônicos obriga moradores de Pão de Açúcar a sacar dinheiro em outras cidades

Um ano após uma agência bancária ser alvo de explosão por criminosos no município de Pão de Açúcar, o dinheiro ainda não voltou a circular nos caixas e guichês eletrônicos do local desde o ataque. Por conta disso, moradores da região e de municípios vizinhos precisam se deslocar para as agências bancárias de Olho D’Água das Flores, no Sertão de Alagoas, para conseguir sacar dinheiro.
Desde o início do problema, o aumento do fluxo de pessoas de municípios circunvizinhos nas agências bancárias de Olho D’Água das Flores se dá geralmente no fim ou no começo de cada mês. Moradores dos municípios de Olivença, São José da Tapera e Pão de Açúcar são os que mais procuram o atendimento.

Assim, com o fluxo maior, a presença dos clientes de fora tem movimentado o comércio local, já que muitas pessoas evitam retornar para o município de origem com dinheiro no bolso.
Já no município de Pão de Açúcar, que fica a 30 km de Olho D’Água das Flores, os comerciantes sentem a falta da clientela local. A dona de uma ótica, Vânia Feitoza, reclama da queda no movimento.

“Perdemos clientes. Se você ver o meu caixa hoje, a diferença é enorme depois que o banco fechou as portas”, conta Vânia.

Lojistas de outros segmentos também lamentaram a falta de dinheiro circulando na cidade. “Muitos já fecharam. Hoje, só se mantém com as portas abertas quem tem prédio próprio. Para quem paga aluguel, manter isso do jeito que está é impossível”, relata a dona de uma loja de calçados, Márcia Barbosa.

Para reconquistar a clientela, o dono de uma farmácia, Éverton Pereira, instalou um correspondente bancário dentro do estabelecimento, mas confessa que teme pela segurança do local.
“Não vai mexer com a mesma quantidade de dinheiro do banco, mas ainda assim é dinheiro. Então, existe risco com assaltantes”, explica Éverton.

Segundo estatísticas do Sindicato dos Bancários de Alagoas, em 2016 foram registrados 35 ataques à agências bancárias em todo o estado. Já em 2017, até o dia 21 de julho, foram registrados 18 ataques.

De 2016 até o momento, o Banco do Brasil tem sido o mais visado pelos criminosos. Sofreu 22 ataques – seguido pelo Bradesco, com 19, e a Caixa Econômica Federal, com 17 ataques registrados.
Protesto

Um grupo de clientes realizou um protesto na porta do Banco do Brasil do município de Pão de Açúcar, lembrando o aniversário de um ano do ataque sofrido pela agência. Eles pediram que o dinheiro voltasse a circular nos caixas e guichês eletrônicos.

“A agência não conta com dinheiro hoje, mas todo o serviço está sendo oferecido normalmente. Nós estamos batalhando desde o sinistro, só que não depende só da gente. É uma questão de nível nacional”, explica o gerente da agência, Jorge Luiz Abreu.

O Banco do Brasil em Brasília foi procurado pela reportagem da TV Gazeta, mas nenhuma resposta foi dada em relação ao porquê das agências estarem abertas sem o dinheiro, e nem quando vão voltar a abrir em outros municípios e funcionar por completo em outros.
Disseram apenas que até que sejam feitas as reformas, os clientes que preferem atendimento físico utilizem correspondentes bancários e banco postal como alternativa.