sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Notícias

In:

Crianças e jovens carentes de Palmeira dos índios ganham programa que permite acesso à cidadania

Por Cinara Corrêa
Autoridades lançam projeto social que vai proporcionar ações de cidadania a crianças e jovens de Palmeira dos Índios (Foto: Cinara Corrêa)
 Autoridades lançam projeto social que vai proporcionar ações de cidadania a crianças e jovens de Palmeira dos Índios (Foto: Cinara Corrêa)


Autoridades lançam projeto social que vai proporcionar ações de cidadania a crianças e jovens de Palmeira dos Índios (Foto: Cinara Corrêa)

Cerca de 100 crianças e adolescentes de comunidades carentes, escolhidos através de um rigoroso processo de avaliação, irão fazer parte, nos próximos dias, do projeto AABB Comunidade, lançado oficialmente em Palmeira dos Índios, nesta terça-feira 25. Palmeira é a décima cidade do Estado a integrar esse programa.

O AABB Comunidade chegou a Palmeira dos Índios graças ao trabalho desenvolvido pelo promotor de Justiça, Rogério Paranhos, que atua nas áreas da Infância e Juventude e na Educação, e que, durante muitos anos, trabalhou para a implementação do programa, em parceria com a Rede de Proteção à Infância, à Juventude e a Prefeitura.

Paranhos comemora a vitória desta ação e conta que conheceu o AABB Comunidade nos 14 anos em que trabalhou no banco, em Maceió. “Isso funciona, na verdade, como uma rede de proteção à criança e não tinha porque a cidade de Palmeira dos Índios ficar fora desse projeto. Todos os participantes já foram selecionados e o Ministério Público e toda a rede de parceiros irão apoiar as suas ações na cidade”.

O prefeito Júlio Cezar vai além dos objetivos do programa e fala da importância de manter os jovens ocupados nas horas ociosas e, com isso, afastá-los dos vícios, como as drogas, o álcool e, principalmente, da proximidade com traficantes.

“Essa é uma ação da Prefeitura com o Ministério Público, a Fundador, a Fundação Banco do Brasil, que vai garantir a oportunidade de acolhimento a crianças e jovens da periferia em situação de vulnerabilidade social; eles estudam em um horário e, no outro, terão acesso à leitura, interpretação de textos, noções de valores, cidadania e acesso a atividades esportivas. Penso que isso é o mínimo que podemos fazer: ampliar as políticas públicas. E essa parceria com o Ministério Público é muito forte, mesmo ele sendo um órgão fiscalizador”, alega.

A Prefeitura de Palmeira dos Índios irá ceder os profissionais para dar suporte aos integrantes do AABB Comunidade. “Eles serão cedidos pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde e também iremos fornecer o lanche para a garotada”, adianta.

EDUCAÇÃO – Ainda na área de educação, o Júlio Cezar lembrou que a Prefeitura já está preparando, gratuitamente, aos sábados, 200 jovens para participar das provas do Ifal. “Além disso, vamos reunir, em agosto, 500 jovens para um aulão de preparação para o Enem, também de maneira gratuita; e aqui, no AABB Comunidade, não será diferente; iremos formar muitos garotos para a vida. Afinal, são várias as mãos que estão se unindo para fazer o bem”, finalizou.

Na tarde desta segunda-feira, Júlio Cezar se encontra com o governador Renan Filho, juntamente com uma caravana da tribo Xucuru Kariri, quando será assinada a Ordem de Serviço junto à Caixa Econômica, para proceder a pavimentação, drenagem e sinalização das ruas daquela comunidade.

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com