Geral

Campanha Alagoas Te Faz Feliz expõe fotografias para apresentar atrativos do Estado

22/07/2017
Campanha Alagoas Te Faz Feliz expõe fotografias para apresentar atrativos do Estado
18 imagens dos fotógrafos alagoanos Itawi Albuquerque e Kaio Fragoso que apresentam os mestres artesãos de Alagoas em seus ofícios, valorizando o artesanato como aspecto formador da cultura alagoana. Fotos de Kaio Fragoso e Itawi Albuquerque

18 imagens dos fotógrafos alagoanos Itawi Albuquerque e Kaio Fragoso que apresentam os mestres artesãos de Alagoas em seus ofícios, valorizando o artesanato como aspecto formador da cultura alagoana. Fotos de Kaio Fragoso e Itawi Albuquerque

“Fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece”. A frase foi utilizada pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e explica o poder de contato entre quem contempla e quem registra uma imagem, eternizando momentos únicos em forma de arte.

É justamente esse o potencial explorado na nova exposição fotográfica da campanha Alagoas Te Faz Feliz. Intitulado Mestres Artesãos de Alagoas, o novo tema – organizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) – entrou em cartaz no Parque Shopping na última quinta-feira (21), e conta com 18 fotos que apresentam os mestres artesãos de Alagoas em seus ofícios, valorizando o artesanato como aspecto formador da cultura alagoana.

Os registros são dos fotógrafos alagoanos Itawi Albuquerque e Kaio Fragoso. Por meio das fotografias, os turistas e os próprios alagoanos conhecem um pouco mais sobre a diversidade em tipologias e modos de fazer artesanais, aproximando o público da história e das particularidades do Estado. Entre os mestres em cartaz estão Raimundo, artesão do município de Lagoa da Canoa, Arlindo, de Maceió, Aberaldo, do povoado Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, mestra Irinéia, de União dos Palmares, dentre outros.

Para o professor de Artes de São Sebastião de Bela Vista, cidade de Minas Gerais, Renato Bueno Sancho, visitar a exposição fez despertar o interesse em adquirir peças dos artesãos, além de apresentar a singularidade da produção artesanal de Alagoas.

“Durante as minhas viagens busco sempre adquirir ao menos uma peça de artesanato local para compor uma pequena galeria que mantenho na minha casa, no sul de Minas Gerais. A exposição despertou meu interesse em levar algo daqui para compor essa coleção. Na minha terra também existem artesãos que trabalham com madeira e argila, mas é algo totalmente diferente do que estou vendo aqui. Por isso, procuro expor aos meus alunos a importância de valorizar a expressão artística local, únicas em cada região”, revelou o professor.

Alagoas Te Faz Feliz
Lançada em 2016, a campanha Alagoas Te Faz Feliz tem a proposta de divulgar o destino e seus principais atrativos dentro e fora do País. Nas primeiras exposições, intituladas Alagoas é Muito Mais, as fotografias seguiram temáticas específicas, distribuídas por cada região do Estado, como Caminhos do São Francisco e Lagoas e Mares do Sul.

Já esse ano, nas últimas edições as exposições se tornaram mais abrangentes e tinha como objetivo apresentar todos os principais produtos em uma única mostra, sendo realizada em Brasília, no Shopping Boulevard, no mês de abril.

Quem registrou sua visita à exposição concorreu ao sorteio de dois pacotes de viagens para Alagoas com passagens, hospedagem e translado. Os pacotes foram frutos de uma parceria da Sedetur com a CVC Viagens, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) e Ws Receptivo.

“Nosso intuito é fazer com que nossos atrativos sejam cada vez mais conhecidos e se tornem acessíveis ao turista. Queremos explorar todo o potencial de Alagoas, e o artesanato está, sem dúvida, entre uma das principais riquezas culturais do Estado. Ver o público prestigiando mais um tema da exposição é muito gratificante”, afirmou o superintendente de Turismo da Sedetur, Paulo Kugelmas.
A nova exposição no Parque Shopping segue em cartaz até o dia 13 de agosto.