Cidades

Sobe para 24.227 o número de pessoas vítimas das chuvas em Alagoas

01/06/2017
Sobe para 24.227 o número de pessoas vítimas das chuvas em Alagoas
Marechal Deodoro, um dos municípios mais afetados, teve sua situação de emergência decretada dia 27 deste mês(Foto: Thiago Sampaio)

Marechal Deodoro, um dos municípios mais afetados, teve sua situação de emergência decretada dia 27 deste mês(Foto: Thiago Sampaio)

O número de pessoas afetadas pelas chuvas em Alagoas – entre desabrigados (7.883) e desalojados (16.344) – saltou de 24.075 na terça-feira (30), para 24.227 nesta quarta (31), uma elevação de 152 indivíduos. O novo boletim (n° 13) foi divulgado nesta tarde, pelo Corpo de Bombeiros e a Coordenação Estadual de Defesa Civil.

Vinte e sete municípios foram impactados pelas fortes chuvas e tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado e a União. Somam-se às 24.227 pessoas afetadas pelas chuvas, outras 750 famílias que foram relocadas em Marechal Deodoro, onde 1.235 pessoas foram desabrigadas e outras 2.500 desalojadas. Junto com o Pilar, o município da região Metropolitana foi um dos mais castigados pelas chuvas intensas que caem sobre o Estado há mais de uma semana.

Sete pessoas morreram em Maceió, vítimas de soterramentos nas grotas da capital. Duas pessoas permanecem desaparecidas em Alagoas, uma na grota do Santo Amaro e outra em Satuba.

“As buscas na grota do Santo Amaro, com o auxílio de uma retroescavadeira, foram retornadas na manhã desta quarta-feira. Na terça-feira (30), por volta do meio dia, foi encontrado o corpo de uma mulher e, logo em seguida, o de um bebê de sete meses, aumentando para sete o número de mortos por conta das chuvas em Alagoas. Ainda resta um desaparecido no local e as equipes continuarão trabalhando nas buscas”, relata o boletim.

Em Satuba, bombeiros do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) também retomaram as buscas pelo adolescente de 13 anos, que estava nadando com os amigos no rio Mundaú quando desapareceu.

O boletim faz menção ao decreto estadual de situação de emergência em 25 municípios alagoanos, que foi reconhecido nesta quarta-feira (31), pelo Governo Federal, por meio de publicação no Diário Oficial da União nº 103, de 31 de maio de 2017, na página 33.

A situação de emergência foi reconhecida nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Coqueiro Seco, Igreja Nova, Japaratinga, Joaquim Gomes, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Jundiá, Viçosa e União dos Palmares. Além destes, Marechal Deodoro e Maceió também tiveram situação de emergência decretada no sábado (27).