Geral

Secretaria de Saúde inicia oficinas do Pmaq, em Palmeira

06/06/2017
Secretaria de Saúde inicia oficinas do Pmaq, em Palmeira

unnamed

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje (06) as oficinas de planejamento com ênfase no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). Equipes técnicas da Atenção Básica e do setor de Planejamento da Secretaria ministram as atividades, até o dia 21 de junho, no Auditório da Fundanor.

Todas as 22 unidades básicas de saúde do município participam deste momento, em dias determinados pela Secretaria. Além da oficina, também serão apresentados os indicadores de Saúde do município. Os participantes realizam uma auto avaliação, que resultará na construção de um manual que norteará as ações a serem desenvolvidas na rede. “O intuito é que, todos juntos, tenhamos um trabalho integrado, organizado, atentando para o acolhimento e um melhor atendimento dos usuários da rede pública de saúde”, salientou a titular da pasta Kátia Born.

O Pmaq tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.