Cidades

Revitalização do Cristo do Goiti sai do papel e obra será iniciada, em Palmeira

30/06/2017
Revitalização do Cristo do Goiti sai do papel e obra será iniciada, em Palmeira

unnamed

A revitalização do entorno da Serra do Cristo do Goiti, em Palmeira dos Índios, finalmente saiu do papel e começa a ganhar vida. O dinheiro para realizar a obra foi devolvido ao governo federal, pela gestão anterior, mas, agora, o local vai ser totalmente revitalizado e será um grande atrativo turístico na região. A obra, orçada em R$ 1, 5 milhão, recurso proveniente de uma emenda parlamentar do senador Renan Calheiros, e que teve como mediador o ministro do Turismo Marx Beltrão, tem prazo de conclusão previsto para janeiro de 2017, de acordo com os engenheiros responsáveis pelo trabalho.

A Ordem de Serviço que autorizou o início das obras foi assinada no início da semana, pelo prefeito Júlio Cezar. Ele garante que a revitalização do Cristo vai promover o desenvolvimento turístico e também econômico da região. “Sabemos que uma cidade não vive só de turismo, mas isso também fortalece a economia local. Não poderíamos desperdiçar, mais uma vez, que os recursos destinados a algumas obras, em Palmeira, voltassem mais uma vez para o governo federal. Tivemos muito trabalho em reaver este recurso, que não era interessante para aqueles que não queriam ver a nossa cidade bonita e desenvolvida”, disse o prefeito.

E continuou. “Quero agradecer ao senador Renan Calheiros pelo empenho e ao ministro Marx Beltrão, que não mediu esforços para que o dinheiro voltasse para Palmeira. Esta revitalização vai ser algo inédito e atrairá turistas de várias partes do Brasil. Isso também vai acontecer no entorno do lago do Goiti, pois o ministro Marx também já anunciou aporte financeiro para isso. Temos outras prioridades, como a saúde, que encontramos mergulhada em um verdadeiro caos, mas não poderíamos desperdiçar, mais uma vez, os recursos destinados a esta e outras obras. Isso é ruim para o município, que estava no Cauc por vários motivos, e que agora conseguimos retirá-lo daquela lista de devedores”, declarou o prefeito, que reafirmou que também chegarão recursos para serem investidos na área da saúde do município.

Povoado Caldeirão de Cima

O prefeito Júlio Cezar também assinou outra importante Ordem de Serviço, que autorizou a pavimentação e drenagem das ruas do Povoado de Caldeirão de Cima. A obra será realizada com recursos próprios, com contrapartida do governo federal, por meio de uma emenda do deputado federal Paulo Fernandes, o Paulão. “Fico satisfeito em ver o prefeito e essa multidão por aqui, que não esperávamos. Não acreditava mais que esta obra pudesse ser feita, pois pedíamos tanto para que isso acontecesse e ela saísse do papel, mas nunca fomos ouvidos. Mas com a graça de Deus e com a boa vontade do prefeito Júlio, as nossas orações foram atendidas”, disse o agricultor e morador da comunidade Joselito Joveniano da Silva.

Para o secretário de Infraestrutura João Lessa, esta foi, de fato, a primeira obra que a Secretaria projetou e planejou. “Corremos muito atrás de todos os trâmites, planejamos, projetamos e agora vamos executar esta obra. Podemos dizer que está é a nossa primeira obra, pois pegamos vinte e três que estavam inacabadas, ou que já existiam projetos e foram abandonadas pela gestão anterior. Os recursos para esta obra do Caldeirão existiam desde o ano passado, mas não tinha projeto. Corremos contra o tempo e, agora, poderemos executá-lo. Agradecemos muito ao deputado Paulão, mas, sobretudo aos funcionários da Secretaria de Infraestrutura que se empenharam em fazer o projeto e para que desse certo”, ressaltou o secretário.

Além dos funcionários da Secretaria de Infraestrutura, o prefeito Júlio Cezar destacou o trabalho do deputado Paulão no processo. “Um governo não cresce sozinho e as parcerias são muito importantes para o desenvolvimento de uma cidade. Vamos atuar em outras obras e volto a dizer que, independente de partidos, quem quiser ajudar Palmeira pode se juntar a nós, pois um governo não cresce sozinho, mas sim em parcerias. Quero agradecer ao deputado Paulão, aos funcionários da Infraestrutura e ao João Lessa, que tem conseguido destravar obras que nem acreditávamos que pudessem ser destravadas”, ressaltou Júlio Cezar.

E completou. “A gente lança a obra nesta comunidade, onde surgiu a primeira freguesia de Palmeira, onde São José é o padroeiro e tem uma das mais belas igrejas, e uma das primeiras a serem fundadas no município, que pretendemos restaurar. Mas antes disso, temos a escola e o posto de saúde. Precisamos reformar a escola para que os estudantes daqui, a maioria criança, não precisem sair da comunidade, pegar transporte em busca de estudo em outro povoado. E isso pode acontecer porque temos recolhido muito os impostos pagos pelo contribuinte, com o IPTU. Quantas vezes vieram aqui e prometeram este calçamento e a drenagem? E sei que vocês só vão acreditar quando ouvirem a batida da primeira pedra. E faço questão de que a mão de obra a ser utilizada nos trabalhos do Caldeirão de Cima seja 100% da comunidade. Isso também vai gerar emprego e renda”, garantiu o prefeito.