Geral

Quartas de final da Copa do Brasil ficam sem confrontos estaduais em sorteio

05/06/2017
Quartas de final da Copa do Brasil ficam sem confrontos estaduais em sorteio
Equipes conhecem adversários das quartas e caminho até a final (Foto: Felipe Siqueira/GloboEsporte.com)

Equipes conhecem adversários das quartas e caminho até a final (Foto: Felipe Siqueira/GloboEsporte.com)

Foram definidos nesta segunda-feira, 05, os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil, em sorteio realizado na sede da CBF, na zona oeste do Rio de Janeiro. Com a competição se afunilando, os clássicos regionais eram inevitáveis. Entretanto, apesar de rivais de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais presentes, não haverá clássicos estaduais nesta fase da competição. O Atlético-MG encara o Botafogo, o Flamengo pega o Santos, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, enquanto Palmeiras e Cruzeiro medem forças.

Cerca de meia hora depois das definições dos confrontos, um novo sorteio foi realizado para definir os mandos de campo. Para evitar jogos na mesma cidade em datas próximas, o sorteio foi dirigido. Com isso, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras abrirão em casa seus confrontos com Botafogo, Santos e Cruzeiro, respectivamente. Por serem representantes únicos de seus estados, Grêmio e Atlético-PR tiveram o mando sorteado separadamente, com o clube gaúcho com a responsabilidade de fazer a primeira partida em casa.

Chaveamento definido até a final – O que os clubes e torcedores já sabem é o caminho até as finais caso avancem, já que não haverá mais sorteios de confrontos nas próximas fases – apenas de mandos de campo. De um lado, quem passar de Atlético-MG e Botafogo encara o vencedor de Flamengo e Santos. Do outro lado da tabela, quem ficar com a vaga entre Palmeiras e Cruzeiro enfrenta Furacão ou Grêmio.

Datas previstas – As datas previstas para os jogos de ida são 28 de junho ou 5 de julho. A distância para as partidas de volta é grande – serão disputadas no dia 26 de julho ou 9 de agosto. Todos em quartas-feiras. Estas, porém, são apenas “datas base”. Poderão haver pequenas alterações nos dias dos confrontos, como deslocamento de determinada partida para quinta-feira, por exemplo, para se adequar às transmissões e para não coincidir com jogos da Libertadores e da Sul-Americana. Os dias exatos das partidas só serão definidos após o sorteio das competições continentais, que acontecem dia 14/06.

Clubes não podem mais inscrever jogadores – Enquanto os clubes seguem em buscas de reforços para a sequência da temporada, o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) impede que novos jogadores sejam inscritos para o restante da Copa do Brasil. De acordo com o artigo 6º, o prazo limite para inscrição se encerrou no dia 24 de abril. Saiba mais.

Dos oito times nas quartas de final, sete deles entraram diretamente nas oitavas por participarem da edição deste ano da Libertadores – sendo que seis deles (Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Santos) ainda estão na competição continental (apenas o Flamengo saiu). O único clube que vem disputando a Copa do Brasil desde a primeira fase é o Cruzeiro. Para o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, a presença de tantos clubes que atuaram na Libertadores deve-se mais ao fato da força dos times que da entrada direta nas oitavas de final:

– Isso é muito relativo. Essa regra vem desde 2013, e naquela ocasião, Flamengo e Atlético-PR, ambos que começaram desde a primeira fase, fizeram a final. Já em 2014, tivemos uma final mineira, clubes que entraram adiantado. A Copa do Brasil é muito equilibrada e busca dar chances para todos os times sim. É inegável o poderio desses clubes, eles estão de parabéns, fizeram belíssimos trabalhos e a gente espera que a competição continue forte – disse o dirigente.

Seis campeões nas quartas de final – Dois times ainda na briga pelo título de 2017, seis deles já levantaram a taça do torneio. Atual campeão, Grêmio é o maior vencedor, com cinco títulos, seguido por Cruzeiro (4), Flamengo e Palmeiras (3). Santos e Atlético-MG possuem um título cada. Botafogo e Atlético-PR já foram finalistas, mas estão em busca da primeira taça. Dentre os confrontos nas quartas, apenas Palmeiras e Cruzeiro já se encontraram em finais, em 1996 e 1998, com um título para cada.