Cidades

Prefeito de Palmeira diz que vai punir responsáveis pela morte do frentista; demissões não estão descartadas

19/06/2017
Prefeito de Palmeira diz que vai punir responsáveis pela morte do frentista; demissões não estão descartadas
Prefeito Julio Cezar se recuniu

Prefeito Julio Cezar se recuniu

O prefeito Júlio Cezar, de Palmeira dos Índios, disse, nesta segunda-feira, 19, que não irá abrir mão de punir os eventuais responsáveis pela morte do frentista Fábio Nogueira dos Santos, 33, que morreu após uma cirurgia de vesícula, no fim de semana, em Maceió, depois de uma peregrinação de seis dias na rede pública da cidade.

Após várias denúncias contra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – esta não teria sido a primeira – Júlio Cezar determinou que a secretária de Saúde, a médica Kátia Born – instalasse a sede da Secretaria dentro da Upa, para acompanhar os procedimentos que estão sendo realizados na Unidade. Nesta segunda-feira, foi instaurado um inquérito, para avaliar as eventuais responsabilidades sobre a morte do frentista.

“Nossa intenção não seria mudar a equipe, que, sabemos, é muito eficiente, mas não poderemos mais perdoar mortes por algum tipo de negligência. Precisamos é de um processo de humanização”, afirmou o prefeito, diante de todos os funcionários da UPA. “Encaminhar um paciente para o HGE, de Maceió, aquele corredor de morte, deve ser o nosso último procedimento. Nossos pacientes têm que ser atendidos com respeito, em Palmeira dos Índios. Todos os meses repassamos três milhões de reais para o Hospital Santa Rita e para a UPA, que estão sendo pagos religiosamente em dia e não podemos aceitar a reclamação da população, que é quem paga os salários de todos os que estão aqui. Não vamos perdoar falhas no atendimento à população, que vem aqui para ser salva e não para ser encaminhada para o corredor da morte”, enfatizou.

“A sindicância está sendo aberta e, se necessário, vou pedir o apoio da Polícia Civil, para nos auxiliar nesta apuração. Estou indo a Brasília e, no retorno, vou solicitar uma resposta imediata, que é o que a sociedade está nos cobrando”, retratou, informando que vai solicitar do Governo do Estado, através do secretário Christian Teixeira, providências para auxiliar no que for necessário para as melhorias da saúde na cidade.

Júlio Cezar recebeu a imprensa, na sede da UPA, onde ficou estarrecido com a questão da quantidade de pacientes que aguardava por atendimento na recepção.