Geral

Patrimônio do Mercosul, Serra da Barriga é perfeita para turismo de experiência

05/06/2017
Patrimônio do Mercosul, Serra da Barriga é perfeita para turismo de experiência
Reconhecimento como Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga é uma grande vitória paro o povo alagoano por dar o devido valor ao maior local de resistência que já existiu. Itawi Albuquerque

Reconhecimento como Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga é uma grande vitória paro o povo alagoano por dar o devido valor ao maior local de resistência que já existiu. Itawi Albuquerque

A influência da cultura afrodescendente na história e na cultura do Brasil é inegável e um dos principais marcos dessa tradição ganhou ainda mais reconhecimento.

A Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi aprovada como Patrimônio Cultural do Mercosul na XIV Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural da entidade, que aconteceu semana passada, na Argentina. No dia 8 de junho, a decisão será homologada na Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul.

A iniciativa foi articulada pelo Governo de Alagoas em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e representa um merecido reconhecimento, além de consolidar a Serra da Barriga como um destino turístico e cultural ainda mais forte e atrativo.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, o anúncio faz jus a toda relevância histórica das comunidades de matrizes africanas não apenas no Brasil, mas também em todo o continente sul-americano.

“É um reconhecimento importante, que projeta a Serra da Barriga para o mundo, com o seu grau de importância reconhecido. Agora vamos trabalhar para realizar a pavimentação dos 8 km de acesso à serra e manter o trabalho de divulgação do local como excelente opção de turismo de experiência”, comemorou Helder Lima.

Tombada pelo IPHAN em 1986, a Serra da Barriga pertence à zona rural de União dos Palmares, ou Terra da Liberdade como é conhecida, e faz parte de um dos territórios turísticos mais ricos culturalmente do Estado – a região dos Quilombos. Nela, está presente a rota intitulada “Caminhos da Liberdade” que traz à tona toda a tradição do povo quilombola, sobretudo durante a visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

“Ficamos muito felizes não apenas como alagoanos, mas sobretudo como brasileiros, já que um período tão marcante da nossa história pode agora ser conhecido ainda mais por todo o continente. Esse título fortalece bastante o destino e só tem a engrandecer Alagoas”, disse a empresária e representante da Instância de Governança dos Quilombos, Izabel Maia Gomes.

Uma das maiores representantes da cultura quilombola em Alagoas, Mãe Neide de Oyá D´Oxum, acredita que o anúncio incentivará a chegada de turistas de dentro e de fora do Brasil.

“Esse reconhecimento é uma grande vitória pro povo alagoano por dar o devido valor ao maior patrimônio de resistência que já existiu. Tudo isso só tem a engrandecer o turismo e a sociedade da região, atraindo mais turistas e gerando mais empregos e renda. É conquista de todos e abre um grande leque de oportunidades para o Estado”, afirmou Mãe Neide.

Outro importante polo turístico da região é o povoado Muquém, também em União dos Palmares, que é habitado por descendentes diretos das remanescentes que viveram na região. O artesanato no barro é uma das fontes de renda do povoado e retrata aspectos inerentes aos quilombolas.

Festival Quilombola
Com intuito de exaltar a cultura afrodescendente e apresentar os diversos aspectos que compõem a identidade dos Quilombos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) organizou o Festival Quilombola. O evento aconteceu entre os dias 17 e 20 de novembro de 2016 e celebrou o mês da consciência negra. Culinária, artesanato, música e oficinas compuseram a programação do evento, que será realizado novamente em 2017.

Acesso à Serra da Barriga
No dia 7 de fevereiro, o Governo de Alagoas oficializou a realização da pavimentação do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Com extensão de 8 km, a via promete facilitar o deslocamento de moradores e visitantes, fomentando o turismo em toda região. A ideia é fortalecer o sentimento de pertencimento entre a população e colocar mais uma vez o município no mapa do turismo alagoano.

A expectativa é que a obra seja inaugurada no dia 20 de novembro, em homenagem às comemorações do Dia da Consciência Negra e aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.