Geral

No Parlamento, Rainha Elizabeth fala em manter relação ‘profunda e especial’ com aliados europeus

21/06/2017
No Parlamento, Rainha Elizabeth fala em manter relação ‘profunda e especial’ com aliados europeus

A rainha Elizabeth disse nesta quarta-feira (21) que a prioridade do governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, é garantir o melhor acordo do Brexit possível para o Reino Unido, e que o governo vai buscar o maior consenso possível sobre os termos de saída do país da União Europeia.

Em sua fala, a monarca enfatizou que a prioridade do governo é assegurar o melhor acordo possível para o Brexit e trabalhar em para converter leis da União Europeia em leis britânicas, além de incorporar novas políticas ligadas à imigração, sanções internacionais, segurança nuclear, agricultura e pesca.

“A prioridade do meu governo é garantir o melhor acordo possível à medida que o país deixa a União Europeia”, disse a rainha aos parlamentares.

“Meus ministros estão comprometidos a trabalhar com o Parlamento, com administrações descentralizadas, empresas e outros para construir o consenso mais amplo possível sobre o futuro do país fora da União Europeia”.

Falando sobre os recentes ataques terroristas que atingiram o país, ela se comprometeu a destinar 2% do Produto Interno Bruto do país na Defesa e a estabelecer uma comissão para combater o extremismo.

 

Visitas de Estado

 

A Rainha não mencionou a visita de Estado do presidente americano Donald Trump ao Reino Unido em seu discurso.

A monarca mencionou a visita de Estado dos reis da Espanha, Felipe e Letizia, em junho, o que foi interpretado como um sinal de que a viagem de Trump pode ser adiada.