Cidades

Palmeira vai ganhar nova agência do Ministério do Trabalho e Emprego

05/06/2017
Palmeira vai ganhar nova agência do Ministério do Trabalho e Emprego
Superintendente do MTE em Alagoas, Israel Lessa (Foto: Repórter Murici)

Superintendente do MTE em Alagoas, Israel Lessa (Foto: Repórter Murici)

O município de Palmeira dos Índios vai ganhar uma moderna agência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A agência visa atender a população de 19 cidades da região, que necessita fazer a retirada de Carteira de Trabalho e outros documentos relacionados ao órgão. O convênio de cooperação mútua que formalizou a implantação da agência foi assinado entre o prefeito Júlio Cezar e o superintendente do MTE em Alagoas Israel Lessa. O novo gerente da agência de Palmeira, Francisco Vieira, também participou da reunião, além da assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tatiana Tenório.

Para Israel Lessa, com a nova agência os beneficiários de Palmeira vão ser atendidos com mais conforto e agilidade, sem que precisem se deslocar para outras cidades. “Já vamos oficializar todos os trâmites em Brasília para que a agência seja inaugurada logo no início de agosto. Palmeira não pode mais ficar sem uma agência do Ministério do Trabalho. Temos um prefeito que ama a cidade e que trabalha para que ela se torne cada vez melhor”, destacou Lessa.

Palmeira dos Índios tinha perdido a concessão da agência regional do Ministério do Trabalho no ano passado. Mas, por entender a necessidade não só de Palmeira, mas de outras cidades vizinhas, o prefeito Júlio Cezar intermediou as tratativas para que o órgão volte a funcionar no município. “A prefeitura vai apoiar em tudo o que for necessário para a instalação da agência em Palmeira. Não poderíamos deixar que uma cidade como Palmeira não possuísse a sua própria agência regional do Ministério do Trabalho. O momento é novo, de andar para frente e não podemos permitir mais que o retrocesso se instale em nosso município. A nova agência vai beneficiar os palmeirenses, mas também os moradores de cidades vizinhas. Estamos muito felizes em poder devolver à Palmeira esse equipamento que sempre pertenceu ao nosso povo”, disse o prefeito Júlio Cezar.

As Agências do Ministério do Trabalho são unidades de atendimento nos estados responsáveis pela execução, supervisão e monitoramento de ações relacionadas a políticas públicas de Trabalho e Emprego nos estados. Além do fomento ao trabalho, emprego e renda, execução do Sistema Público de Emprego, fiscalização do trabalho, mediação e arbitragem em negociação coletiva, um dos principais objetivos é a orientação e apoio ao cidadão. Na Agência do Ministério do Trabalho em Palmeira dos Índios serão ofertados os seguintes atendimentos: consulta do seguro desemprego; agendamento do seguro desemprego; cálculo do seguro desemprego; verificação de quem tem direito ao seguro desemprego; requerimento do seguro desemprego; consulta habilitação do seguro desemprego; entrada no seguro desemprego; fiscalização e denúncia trabalhista e retirada de Carteira de Trabalho, entre outros serviços.