Artigos

Opúsculo da saudade

17/06/2017
Opúsculo da saudade

O bem-sucedido empresário sergipano Fernando Mascarenhas de Britto, primo do ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, aportou em Maceió para dirigir o Hotel Beira Mar, bem como as Lojas Renner. Antes, porém, contraiu núpcias com a conterrânea Professora MARIA José ( março/61). Dessa perfeita união nasceram Núbia/ Cristina/ Aída/ Adriana/Ricardo( In memoriam), e Fernando Filho seu legítimo herdeiro.

Pois, bem depois de 54 anos de vida em comum com o amor de sua vida, Fernando resolveu escrever o Opúsculo da Saudade a fim de resgatar à memória de sua saudosa consorte e, portanto, vale reproduzir suas amáveis palavras.
“ Sempre foi uma mulher de alma e atitudes puras, sinceras e amorosas acima de tudo. Gostava das coisas simples da vida. A lua cheia, uma roda de filhos e netos ao seu redor e uma boa poesia, que ela mesma recitava apaixonada. Seu riso se afrouxava coma casa cheia, o barulho que começava às 7 horas da manhã e só terminava quando ia discretamente ao computador, se distrair com seus jogos de cartas e quebra-cabeças”.

Por outro lado, quando completou 80 anos de sua profícua existência recebeu da inesquecível esposa uma carta datada de 30 de maio de 2014. “ Fernando, Olhando para você agora, lembro-me daquele rapaz que um dia quis ficar comigo para vivermos felizes e até hoje, estamos aqui, um ao lado do outro. Olhando para você agora, vejo o homem forte que enfrentou tempestades, mas também vibrou de emoção, quando chegaram os dias alegres. Com a proteção de Nossa Senhora, você está aqui entre os filhos e netas sempre pronto a proporcionar a todos o que de melhor você tem: sinceridade, determinação e amor, muito amor!”

Diga-se, de passagem, ambos viveram uma vida a dois recheada de amor puro, e, sobretudo, desfrutando das delícias da vida. Por essas razões, jamais brigaram e, muito menos, houve pequena interrupção dessa união que culminou com uma família digna, respeitada na sociedade alagoana como um todo.

Fernando, meu companheiro do Maceió Shopping, todas às vezes que conversamos relembra sua dedicada esposa com muitas saudades. Por isso, é bom registrar o poema do Poeta da Saudade Antonio Pereira. “ Se quiser plantar saudade/ Escalde bem a semente/ Plante num lugar bem seco/ Onde o sol seja bem quente/ Pois se plantar no molhado/ Quando crescer mata gente’.
Dir-se-ia que as lembranças são tantas a ponto do mesmo compôs uma poema que merece ser reproduzido. “ Para minha encantadora mulher!/ Para minha companheira admirada!/ Para a mãe dos meus filhos!/ Para vô das minhas netas!/ Para a mulher-presença!/ Para a mulher-bondade!/ Para a mulher -compreensiva!/ Para a mulher-dinâmica!/ Para a mulher- amorosa!/ Para a mulher-companhia!/ Receba no Dia Internacional da Mulher! A minha homenagem a você….Maria! Que a sua ausência de casa, ajudando a uma filha, distante sirva para ascender mais ainda, a chama do nosso amor!”

Certamente, essa filha querida distante, trata-se da escritora Aída Barros de Britto, radicada na Inglaterra, autora do majestoso livro intitulado “ De repente, o Céu!” Que retrata as saudades do irmão que se encontra noutra dimensão Ricardo. Tive o prazer de tecer comentários sobre sua obra importante quer no ponto de vista literário, quer no âmbito familiar.

Nesse sentido, vale repetir o que escrevera na Introdução. “ Quando iniciei o que hoje já chamo, ousadamente, de livro, há sete anos, não imaginava torná-lo público e muito menos em aventurar pelas letras, pela literatura. Foi uma surpresa para mim mesma, pois apenas queria cultivar o Ricardo vivo na memória de minha família e, consequentemente, intenso e atualizado em minhas lembranças”.

Modéstia à parte, a autora teve o privilégio do Prefácio ter sido do saudoso escritor Divaldo Suruagy.” História de ficção, embora inspirada em fato real, é uma obra que merece, não apenas reiteradas leituras, como acurada reflexão sobre a espiritualidade que emana do pensamento da autora, capaz de sublimar um momento de dor, transformando-o em mensagem de beleza e altruismo”.

Por outro lado, Fernando herdou de seu inolvidável genitor – Florival Britto – o tirocínio administrativo e, portanto, fez valer sua excelsa inteligência no mundo empresarial. Educado de origem, aprendeu na escola da vida que é possível fazer sucesso sem claudicar com a ética, com o companheirismo, e, sobretudo com a honestidade. Mariana Britto, sua adorada neta, foi minha aluna de Economia e Administração Veterinária. Herdou do vovô a educação que lhe é peculiar. Organização: Francis Lawrence.