Artigos

O Dia da Amizade

23/06/2017
O Dia da Amizade

Li um artigo de Rostand Lanverly sobre o que aconteceu na cidade de Marechal Deodoro, a respeito de uma garotinha. “Sentada ao meio-fio da calçada”, onde, até pouco tempo, bem perto era o seu lar, que fora levado pela enchente. A despeito de tudo, ainda esboçava leve sorriso por ter conseguido salvar os seus livros que eram a sua “biblioteca”.

Veio-me à mente que dentre tantas comemorações, há o Dia Internacional da Amizade. Há quem diga que o dentista argentino Henrique Febbaro, encantado com a corrida espacial, quis homenagear a humanidade pelos esforços em ir à Lua, no dia 20 de julho de 1969, instituindo-se o Dia da Amizade.

A nave espacial que chegou pela primeira vez à Lua tinha o nome de Apolo 11, conduzindo três tripulantes: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Ficou famosa a frase de Armstrong: “Este é um passo pequeno para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”.
Convém lembrar que realmente o primeiro homem a pisar na lua foi Armstrong. Coube a MichaelCollins ficar sobrevoando a lua no módulo orbital.

Não sei que sentimentos dominaram Armstrong, quando proferiu a sua frase. Contudo olhando para a realidade brasileira, se houve “salto gigantesco ”foi de vários políticos que sugaram os cofres públicos em benefício próprio e muitos pobres ficaram mais pobres.

Todavia é bom lembrar o que cantava com a voz trêmula Mílton Nascimento: “Amigo é coisa para se guardar ao lado esquerdo do peito, dentro do coração” Vem a talho algumas palavras de Cora Coralina: Muitas vezes basta ser: / Colo que acolhe / Braço que Envolve / Palavra que conforta / Silêncio que respeita / Olhar que acaricia… Nos primórdios do Cristianismo os pagãos apontavam para os cristãos e diziam: “Vede como ele se amam. Formam um só coração e uma só alma”.
Alguém poderá fazer uma pergunta: Será que atualmente poderão ser encontrados verdadeiros amigos? A despeito de tantos pontos negativos, a resposta é sim. O articulista citado, no início destas considerações, ficou emocionado com a garotinha e seus livrinhos e assim se expressou: “Quem consegue experimentar a ventura da solidariedade, jamais volta atrás”.

É certo que, se Sêneca vivesse hoje em certos meios políticos, poderia ser vaiado quando disse: “A alma, e não o cofre, é que devíamos encher”. Contudo ainda existem pessoas generosas. É bastante lembrar o que aconteceu no nosso estado de Alagoas, quando muitos riachos transbordaram e levaram vários casebres à destruição. Não faltaram atos de generosidade da parte de muitas pessoas, no sentido de cooperar com alimentação, água potável, roupas e até mesmo abrigo provisório a quantos ficaram completamente sem nada.

Ainda existe amizade na face da terra. O odontologista Febbaro pensou em haver um dia dedicado à amizade. Milton Nascimento canta com emoção, dizendo que o amigo deve ser guardado no coração. Cora Carolina mostra o valor da amizade. O dia 20 de julho vem chegando, quando se celebrará o Dia Internacional da Amizade